Tratamento Ambiental do Meio Rural é Discricionário ao Meio Urbano?



O deputado Luciano Pizzato levantou um tema muito importante em relação ao tratamento ambiental dado nas duas esferas sociais, o meio rural e o urbano. Quem prejudica mais os leitos de rios e riachos, quem promove a emissão descontrolada de gases do efeito estufa, etc.

Se você, leitor, é da cidade, não lhe condeno em pensar que o meio rural é o principal causador dos fatos supramente citados, pois é de praxe obter informações de que são os bois na pastagem que liberam gás metano, óxido nitroso e CO2, causadores do efeito estufa, e de que os tratores e caminhões queimam combustível fóssil e, ainda, o uso dos agrotóxicos nas plantações.

Mas se você é do meio rural, há outro modo de visualizar o problema ambiental, em contraste da visão do urbanismo. Poderia elencar uma infinidade de fatores contra o meio urbano, mas vamos nos concentrar em alguns tópicos, tais como:

- a onde se concentra o maior número de veículos que utilizam combustível fóssil liberando os gases nocivos?

- em que lugar ocorre à liberação dos resíduos industriais, esgotos e outros contaminantes em córregos, rios e mares de maneira leviana e isenta dos possíveis reflexos?

- falando de água, porque na cidade não é respeitada a distância mínima das nascentes e de riachos, tendo casas praticamente dentro destes, sem falar dos lixões e a falta de saneamento dos esgotos.

- e os morros, cerros, inclinações, pela lei aplicada ao meio rural, estes devem ser preservados com árvores, em fim, floresta nativa, e na cidade, vemos alguma preservação? Cito um exemplo que todos conhecem – Favela do Alemão, Rio de Janeiro; outra amostra, os desmoronamentos das casas em Santa Catarina – até a onde a habitação irá?

- e o sequestro do gás carbônico, ocorre em grande parte no meio urbano ou no rural?

Caros leitores, este artigo não tem o propósito de apontar quem é o mais responsável pelos problemas ambientais, mas sim, elucidar que o meio rural não é o tão vilão como as pessoas querem que pensem. O problema que aponto é o descompasso e os atos discricionários no qual o tratamento ambiental é realizado, exigindo-se muito do meio rural e passando por despercebido o urbano.


Autor: Junior Miranda Scheuer


Artigos Relacionados


Solidão A Dois

Deixem O Caê Falar!

Despoética

A Mulher Do Século Xx

Senti Uma Dor No CoraÇÃo

Sem Perdão

Ato Fato De Amar