ÁRVORES DE PAQUETÁ



Tamanha a sua significação paisagística, que dez delas foram "tombadas" pela Divisão de Patrimônio Histórico e Artístico da antiga Secretaria de Educação e Cultura do ex-Estado da Guanabara:

01. Baobah (pop."Maria Gorda"), na Praia dos Tamoios, 425 / 02. Amendoeira, na Praia dos Tamoios, esquina com a Ladeira do Vicente / 03. Mangueira, na Rua Tomás Cerqueira,73 / 04. Mangueira, na Rua Padre Juvenal, 44 / 05. Tamarineira, na Praia José Bonifácio, 221 / 06. Jaqueira, na Rua Comandante Guedes de Carvalho, 210 / 07. Mangueira, na Rua Comandante Guedes de Carvalho, na esquina com a Rua Manoel de Macedo / 08. Mangueira, na Rua Frei Leopoldo, na esquina com a Rua Manoel de Macedo / 09. Algodoeiro da Praia, na esquina da Praia Grossa com a antiga Praia Marechal Floriano (hoje Praia das Gaivotas).Obs.: Essa árvore já não existe mais. / 10. Tamarineira, na Praia das Gaivotas, 258 (entre o PIC e a Ilha dos Lobos).

E para homenageá-las, nada melhor do que a poesia que dá título ao presente texto e que transcrevemos a seguir, a qual é da autoria de Halmalo Cardoso, meu saudoso pai e amigo:



Autor: Marcelo Cardoso


Artigos Relacionados


Na Praia Distante

Escultores E Esculturas De Paquetá

Três Nomes Que Carecem De Oficialização

Futebol Em Paquetá

Produtos Indispensáveis Para As Férias

A Lenda Do Cachimbo Branco

A Igreja Matriz De Paquetá