Alfabetizar ou Letrar ?



Desde a invenção da escrita 3000 a.C, pelos Sumérios, habitantes da mesopotânia, vários métodos foram utilizados com a finalidade de alfabetizar, que segundo o dicionário Aurelio significa : Ensinar a ler. Mas surgiu na década de 80, uma nova definição referente ao ensinar a ler que é o chamado Letramento. Magda Soares define a pessoa letrada como : aquele que além de saber ler e escrever, usa socialmente a leitura e a escrita, respondendo às demandas sociais da leitura e escrita. Para tanto, se faz necessário que a pessoa desenvolva o hábito de leitura, materiais básicos como jornal, revistas, propagandas, podem ser usados com a função de letrar o indivíduo. A criança quando entra na escola, já traz a sua concepção de mundo, pois principalmente aquelas que convivem em um ambiente em que há presenças desses materiais básicos, ela provavelmente terá a curiosidade de folheá-los e a seu modo interpretá-los, e se tiver a mediação de um adulto alfabetizado, que fará a leitura desse material para ela, a probabilidade será ainda maior para o seu letramento.

A escola tem o professor como este mediador, que precisa criar um ambiente alfabetizador e ao mesmo tempo letrar o aluno. Como fazer isso ?

O professor deve considerar o conhecimento prévio da criança; proporcionar práticas de letramento, ou seja, ir além do livro didático, se utilizando de revistas, propagandas, bula de remédio, folders, etc., explorando a escrita que eles trazem; utilizar textos que fazem parte da realidade da criança, como jornal, por exemplo; E fazer com que o aluno se sinta parte desse contexto.

Pois segundo Paulo freire : " Aprender a ler e escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade".

Podemos pensar então que, não importa a ordem do que vem primeiro se é a alfabetização ou o letramento, pois ambos são indissociáveis e necessários, para que o indivíduo saiba fazer sua leitura de mundo e interpretar o que ler e escreve.

Referencias bibliográfica :

SOARES, Magda. Letramento um tema em três gêneros. Belo Horizonte.Autêntica, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São paulo, Cortez, 2001.
Autor: Maria Lima


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