Ensino da Química Através da Ludicidade



ÁREA: Ensino de Química

TÍTULO: Ensino de Química através da ludicidade

AUTOR: CRUZ, E. R. R. P. da - UERR – [email protected]

CURSO: Licenciatura em Química

RESUMO: O uso da ludicidade é aqui sugerido como ferramenta de apoio, não como substituta pura e simples do método tradicional de ensino, mas torná-lo mais eficiente e compreensível para o sujeito da aprendizagem que é o aluno, pois os jogos possuem a vantagem de, ao mesmo tempo em que ensina diverte.

PALAVRAS CHAVE: ENSINO, LUDICIDADE, METODOLOGIA.

INTRODUÇÃO: A idéia da criação de jogos específicos como método de ensino, tem mostrado ótimos resultados nas literaturas educacionais / pedagógicas. O jogo tem mostrado ser muito atrativo e útil para o ensino da Química que normalmente são considerados pouco atrativos pelos alunos do ensino médio e estudantes de graduação. Outra vantagem dos jogos é que além de ser uma brincadeira, pode ser um momento para contextualizar os assuntos da aula com o cotidiano dos alunos, havendo assim, uma socialização entre aluno-aluno e professor-aluno e todos saem ganhando. Além disso, o aluno pode usar esses jogos em casa ou até mesmo em outros ambientes, onde poderá aprender enquanto se diverte. Ao utilizar neste trabalho a adaptação do jogo: "Imagem& ação" foi facilitar o ensino e a aprendizagem da Química o qual resultou também numa interação harmoniosa entre todos da sala de aula.

MATERIAL E MÉTODOS: A aplicação do jogo: Química & Arte, possibilitou aos alunos fazerem uma relação do teórico com o real permitindo que utilizassem mímicas, gestos e desenhos, contextualizando assim, sua visão com os conteúdos estudados. A cada carta sorteada era uma emoção e uma relação direta para se associar o que se estava pedindo na sua carta sorteada com a sua capacidade de interpretação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao aplicar o jogo,foi permitido aos alunos consultarem seus livros em caso de dúvidas, pois foram pegos desavisados. A turma estava composta por alunos das três séries do ensino médio do Colégio Militar de Manaus- EAD, dessa forma foram divididos em dois grupos, onde cada grupo era formado por alunos das três séries. Ao citar os temas abordados: Substâncias Químicas, Reações Químicas, Misturas, Constituição da Matéria, Modelos Atômicos, Compostos Iônicos e algumas Vidrarias, observaram-se uma dificuldade inicial para se localizar nos temas abordados. Mas no decorrer do jogo, foi mostrado que muitos alunos estavam adorando conseguir adivinhar e responder o que a carta sorteada estava sugerindo e como seu colega estava conseguindo interpretá-la. As dificuldades iniciais logo foram se dissipando e o jogo foi se tornando interessante, estimulante e as participações cada vez mais ativas. Os alunos demonstraram-se muito satisfeitos e animados em sala de aula com os resultados óbitos por eles. Considerando que estes resultados se deram graças ao trabalho lúdico, pode-se afirmar que o jogo: Química & Arte foi eficiente no auxílio do ensino dos temas abordados. Com relação a sua aceitabilidade, os alunos demonstraram através de palavras, gestos e expressões que o jogo havia agradado e sua adequação se deu de forma rápida e fácil, portanto as dúvidas quanto ao método do jogo foram poucas.

CONCLUSÕES: O uso do jogo, Química & Arte, como método de ensino para os temas: Substâncias Químicas, Reações Químicas, Misturas, Constituição da Matéria, Modelos Atômicos, Compostos Iônicos e algumas Vidrarias, mostraram-se uma excelente ferramenta de ensino. A facilidade de confecção e aplicação deste jogo, também foi bem valorizada pelos alunos envolvidos. Os resultados obtidos têm motivado a busca de novas versões para que se aprofundem os conhecimentos da Química de forma simples e fácil aceitação. Os jogos não devem ser usados como um único meio de ensino, mas como ferramenta complementar do ensino-aprendizado. Segundo Piaget (1978), o conhecimento é um processo que se resulta da interação entre o organismo e o seu meio.

AGRADECIMENTOS: A ProfªMSc. Ana Maria por ter acreditado na minha proposta me orientando e me incentivando. Aos alunos do sexto período de Química da UERR e aos alunos do CMM-EAD por colaborarem através de sua participação.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

NEVES, L. O. Artigo: o lúdico nas interfaces das relações educativas. Disponível em: >http://www.centroeducacional.com.br/ludicoin.htm<, acesso em 09 set 2008.

MORETO, Vasco Pedro. Construtivismo, a produção do conhecimento em aula. 4 ed. Rio de Janeiro: Editora DP&A,2003.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo e sonho, imagem e representação, Rio de Janeiro: Koogan, 1978.


Autor: Elizabete Rebouças Cruz


Artigos Relacionados


Dentro Do Ambiente Da Escolar, Qual A Sua Função? Professor De Educação Física

A InfluÊncia Da MÚsica Na FormaÇÃo Dos Jovens E No Processo De Ensino-aprendizagem De LÍngua Inglesa

Conteúdos Essenciais Para Uma Metodologia Da Produção De Textos

A Importância Dos Jogos Na Aprendizagem Matemática

Ensinando ângulos

ConcepÇÕes De Ensino-aprendizagem Dos Alunos Do Ensino Fundamental Nas Aulas De CiÊncias Da Escola Municipal JoÃo Valle Mauricio

Avaliação