Palestrante Retrovisor



Pois eis que eu crio novos céus e nova terra. (Isaías 65:17).

A terra e o céu uniram-se, confundindo os observadores. Um único horizonte de cobre líquido, brilhava à nossa frente entorpecendo-nos. Desacostumados e até para disfarçar o medo que causava esse belo e doce mistério, começamos a conversar, olhando uns para os outros.

Paulatinamente o local começou a escurecer. Depois de respirar fundo, ousamos elevar os olhos para cima. Ainda mais aparvalhados, emudecemos. O planeta escurecera e o firmamento agora se assemelhara ao mais puro ouro... assim fomos cumprimentados pela noite em Okavango.

Em Botsuana, África Meridional,  e em qualquer país do mundo, todas as vezes que um motorista entra em um carro, sua primeira providência, é verificar o espelho retrovisor. É óbvio que não conseguirá conduzir a viatura sem perceber quem se encontra à sua volta. De igual modo, age o Palestrante Retrovisor.

Dizem que cautela e caldo de galinha, não faz mal a ninguém. O Palestrante Retrovisor, é um agente protagonista. Está muito ligado a checar suas próprias experiências e somar às dos componentes das palestras e cursos que ministra. Sua vertente constitui-se em rastrear os caminhos anteriormente percorridos, limando-os, até o desejado aperfeiçoamento, quase sempre requerido. A inovação é apenas o esboço do que alguém possa esperar dele. Sua química precisa ser sinérgica, provocando nos coadjuvantes, impressões fortalecedoras. Predileção por superar os resultados, pretendidos, completam o pacote de conhecimento a ser transferido por este profissional.

Chega de horizontes de probabilidades. Novos céus e nova terra precisam ser criados. Urge a geração de melhores e mais lucrativos negócios. O que fazer?

O Palestrante Retrovisor quer propor, em primeiro lugar que você pense. Posso lhe fazer umas perguntas?

-- Sabe para que serve o Palestrante Retrovisor?

-- Acredita ainda na história de que o leão é o rei dos animais?

-- Sabe qual é a galinha que canta?

-- Conhece Botsuana?

Se tiver respondido afirmativamente todas as perguntas formuladas, embora tendo eu que arcar com o prejuízo de queda de ranking de leitura, lamento dizer que esse artigo foi escrito para outra pessoa.

A principal virtude do Palestrante Retrovisor, é a duplicidade observacional. Enquanto examina fatos idos, fixa o olhar no que está acontecendo e trabalha essas variáveis, projetando as metas desejadas.

É tolice pensar que uma notícia recém chegada, não seja substituída por outra ainda mais atual, durante sua própria leitura. Três semanas atrás, um artigo fez-me saltar às vistas, a proeza de um sensor cerebral, que permitia ao ser humano, operar somente com os olhos, alguns recursos do computador. Enquanto pensava no assunto, acabei de ler no site www.40graus.com, sobre o lançamento do computador My Tobii. Possui uma característica, por enquanto única, é totalmente operado com os olhos. Aquilo que parecia uma grande novidade, acaba de ser superado...

A surpresa com os novos fatos precisa ser substituída pela ultrapassagem das metas previstas para o seu negócio. Como você continua a ler o artigo, entendo que não tenha respondido positivamente àquelas perguntas que fiz no início. Vamos às respostas?

-- Leão não é o rei da floresta. Se fosse, a hiena não o colocaria em xeque-mate, tomando-lhe a última presa, que nem ele caçou.

Em Okavango, uma imensa manada de búfalos, divide o espaço com vorazes leoas.

De um modo geral, a leoa corre em busca de uma cria de búfalo. Um por dia, é suficiente para nutrir, ela e mais dois de seus filhotes.

Quando um bando de leoas se junta, não é possível conseguir um bebê búfalo para alimentar cada uma. Organizam-se então, em um grupo de 8 a 10 animais, quantidade suficiente para abater uma rês que alimentará o bando e os leões que embora não cacem, agradece o esforço empreendido pelas generosas e valentes leoas. Isso se as hienas não colocarem pra correr de pavor, os ditos reis da floresta.

O ataque é feito pelas costas, do contrário o búfalo botaria para correr todos os felinos. Até porque, a manada é solidária e não permitiria o ataque, que só é possível de surpresa.

Talvez sua empresa esteja tão acuada como o búfalo de Okavango, asfixiada por outro aumento dos fornecedores, novas alíquotas de impostos e salários, com exceção do seu, que precisam ser corrigidos. Se ela faturar será para pagar despesas. Não é melhor fechá-la?

A implementação deste projeto só será possível se soubermos como colocar espelho retrovisor em chifre de búfalo. A única maneira de a rês não ser atacada é olhar quem está atrás, quase sempre a persegui-la.

O mercado é sempre composto de uma população de produtos e serviços. Ao montar um empreendimento, forçoso é que se analise o tamanho do mercado, sua estimativa de crescimento e as revisões que são divulgadas por órgãos que tenham tal incumbência.

Colocar cheiro de hiena nos búfalos para espantar as leoas. Gravar chocalhos MP3 com hip hop xô bicho com um chip sensor que detecte a uma certa distância a proximidade de um quadrúpede, emitindo o som que lhe causa horror, são apenas pensamentos. Será que poderiam se transformar em soluções?

Venda não é uma atividade ramerrame, inteiramente cíclica, desprovida de imaginação. Simplorice é imaginar loja bonita, preço mais caro. Ambiente simples não é forçado a cobrar um valor módico pelo seu produto ou serviço.

Retrovisor

Quando for analisar suas atitudes, cuidado com conceitos arcaicos, ainda usados, sem porém estar envolto em qualquer sentido que a razão, o bom senso e a verdade possam aprovar.

O olhar do ator está no cenário, onde, aberta a cortina, pinçam-se idéias capazes de descrever o Palestrante Retrovisor. Ele prima  pela eliminação de comportamentos murchos com resultados opacos, mesmo para alcançar tímidas e misericordiosas metas de vendas, convertendo esses infortúnios em sucesso.

Lembre-se a única galinha que canta é a que põe ovo.

Talvez você tenha mania de sintetizar tanto as coisas que diga:

-- E eu quero lá saber de búfalo de Okavongo. Prefiro o de Marajó que não é perseguido e aliás, é mais simpático e bonito!

Conclusão: você quer moleza. Caso vá para Marajó com esse intuito faça o seguinte:

Assista à novela Feíssima;

Assine a Revista Fuças e fique vendo a prosperidade dos outros;

Tome sopa de minhoca e gelatina de sobremesa;

Durma após o almoço. Afinal quem agüenta esse calor?

Fale com o contador para dar baixa em mais um CNPJ. Você faliu, viu?

Você tem experiência e muita. A principal prova, é o fato de ter conseguido superar todas as crises do país e conquistar essa posição no mercado. Parabéns!

Você que é uma pessoa tão bem sucedida, está agora em uma bananosa. Seus amigos não estão com meios para lhe ajudar. Medite e veja se vale à pena contar com o concurso de um consultor, um coaching ou do Palestrante Retrovisor.

Autor: Gilberto Landim


Artigos Relacionados


Audi Revolucionará O Mercado Com Retrovisor Digital

O Apocalipse

Poema Da Noite Triste

Olhe Para TrÁs E Siga Adiante

Altruísmo. Vale A Pena?

Altruísmo. Vale A Pena?

Palestrante - Motivação Não Volátil?