Curriculum Profissional - Como Fazer



CURRICULUM – RESUMO

Um curriculum deve ser enxuto, objetivo e sem erros.

Um bom texto e compreensão sobre o que ressaltar são fatores imprescindíveis.

Ao elaborar um curriculum, organize e disponha as informações principais, de forma a facilitar a leitura. Esse detalhe vai realçar a organização do candidato.

Lembre-se que o curriculum é seu cartão de visita. Ele deve causar uma boa impressão a seu respeito. Você nunca terá uma segunda oportunidade de causar uma primeira impressão. Na sociedade em que vivemos, essa tal primeira impressão, infelizmente é a que fica gravada. Vivemos num mundo de pré-conceitos!!!

O curriculum é a peça-chave que vai abrir, ou fechar, a porta  para um novo emprego.

Seja sempre objetivo. O curriculum deve ser específico e não genérico. Vá direto ao assunto. Coloque-se no lugar do selecionador (empresa). Pense quais informações são relevantes para uma avaliação correta do seu perfil.

Atenção: Nunca assine um currículum, ele é um "cartão de visita ampliado". Se julgar conveniente redija uma carta de apresentação, ressaltando suas qualidades e seus planos. Essa carta sim deverá ser assinada.

Explore resultados positivos obtidos em seus empregos anteriores. Forneça números. Isso mostra conhecimento e dá credibilidade.

Não envie fotocópias, não rasure, cuidado com curriculum pré-impresso (papelaria) e faça seu curriculum em sulfite A4, branca, com impressão em preto. É simplesmente preto no branco!

Por fim, não inclua referências pessoais, nem pretensão salarial. Quando solicitada, as referências devem seguir em uma folha anexa e a pretensão salarial, incluída na carta de apresentação.

Veja abaixo o que um curriculum profissional deve ter:

Tamanho: Duas a três páginas, no máximo para pessoas com boas experiências. Para iniciantes, uma página é o suficiente.

Tipologia: Prefira as fontes: Arial, Courier, times New Roman ou Verdana, por serem mais legíveis.

Fonte (corpo): 12 ou 14.

Dados Pessoais: Nome completo, endereço, telefones (residencial, celular), e-mail, nacionalidade, idade, estado civil, número de filhos. Não deve se colocar números de documentos.

Objetivo: Deixe claro o cargo ou função que pretende e sua área de atuação. Nunca descreva mais de um cargo por curriculum.

Perfil Profissional: Se você já tem experiência, descreva em poucas palavras as maiores habilidades. Por exemplo, "dez anos de experiência na área de logística".

Caso não tenha experiência, procure citar suas habilidades e competências que vão de encontro aos pré-requisitos do cargo ou função a qual você está se candidatando.

Formação: Escreva seu grau de escolaridade, começando pelo curso mais recente. Não esqueça o nome da instituição, o ano de início e de término. Em casos de curso superior, mesmo que não tenha concluído, também não é preciso relacionar graus anteriores, a não ser que tais cursos sejam técnicos e tenham a ver direta ou indiretamente com a área pretendida nesse curriculum.

Cursos de Aperfeiçoamento: Liste apenas aqueles que têm relação com o cargo pretendido. Não se esqueça de mencionar o nome da instituição onde fez o curso.

Informática: Coloque os programas que você realmente domina: Windows. Linux, Word. Excel, Power Point, Internet, Web Desing, Autocad etc.

Idiomas: A empresa quer saber qual o seu grau de domínio. Se não é fluente, é melhor dizer a verdade.

Experiência Profissional: Relacione as empresas onde trabalhou, iniciando pela mais recente. Informe o período, a função que exercia e qual área você atuava.

Espero com esse artigo, ter atingido suas expectativas.

Sucesso para todos!

Visite nosso site:

http://www.mercadotrabalho.com.br


Autor: Maurício Vitório Fachini


Artigos Relacionados


A Perspectiva Construtivista De Ensino

Diferencial Competitivo

A Função Da Escola E Da Educação

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Curso De Shantala

Planos De Saúde - Análise De Permanência

Leitura: Aliada Da Vida Profissional