A Arte Concreta no Brasil



A arte abstrata designa toda a corrente de arte surgida a partir de 1910, com as obras do russo Wassily Kandinsky. O abstracionismo dividia-se em informal, que permitia formas mais livres e líricas, e o geométrico que utilizava um sistema mais rigoroso de linhas e formas. As principais escolas que influenciar o abstracionismo foram o Cubismo(geometrização das formas) e o fauvismo

(as formas eram desproporcionais e as cores não eram como as da natureza) No Brasil seu início se deu por volta de 1948, quando o país contava com 40 milhões de habitantes no governo de Juscelino Kubstchek, época de crescimento industrial de São Paulo, modernização, a abertura dos Portos, a chegada da televisão, a criação de Brasília ( 21 de abril de 1960), e o intercâmbio cultural que trouxe a exposição de Max Bill e outros artistas que influenciaram com sua obra, o concretismo brasileiro.

Com o fim do pos - guerra, Paris deixou de ser o principal centro de arte. Nova York passou também a ser um centro, e na década de 50 surgia a abstração cromática com De Kooning, Pollock, Rothko, e o tachismo (do francês tache, mancha). A integração da arte abstrata no Brasil criou uma nova proposta de arte e repensou o valor social da obra, influenciada pelo figurativismo desde o Modernismo de 22.

Mário Pedrosa, critico de arte, vindo do exílio em 1945, foi no início quem mais defendeu a arte concreta, influenciou Ivan Serpa, Abraham Palatinik, e Almir Valagner com suas idéias, a formar o primeiro grupo abstrato-concreto do Rio de Janeiro. Pedrosa via no Concretismo a chance de romper com as idéias de arte vigentes no Brasil, herança do modernismo de 22, que ele chamava de 'nacionalismo figurativista' e que vendia o Brasil no exterior como algo tropical, exótico e regionalista.

O concretismo, expressão dada pelo holandês Van Doesburg para designar os artistas que 'construíam' uma nova estrutura de cor e espaço, se opõe ao formalismo. O sentido de construção está estritamenteligado a nossa época, a nova construção do mundo depois do pós - guerra. Os concretistas rejeitavam a abstração e a expressão lírica e religiosa.

Era a chance de internacionalizar a arte brasileira.

Por fugir da realidade e negar os conceitos acadêmicos da arte, o concretismo foi combatido em vários setores da sociedade no Brasil, por artistas e críticos de arte que achavam que depois do pós-guerra não havia espaço para uma arte que fugisse da realidade, que servi-se para poucos intelectuais entenderem, e que rejeitava a simbologia do real, a figuração. Entre os opositores, estáDi Cavalcanti que em 1949 diz:

"... O que acho,porém vital é fugir do Abstracionismo. A obra dearte dos abstracionistas do tipo Kandinsky, Klee, Mondrian, Arp,Calder é uma especi-alização estéril. Esses artistas constroem um mundozinho ampliado, perdido em cada fragmento das coisas reais: são visões monstruosas de resíduos de resíduos amebianos ou atômicos,revelados por microscópios de cérebros doentios ... "

Os poucos artistas brasileiros que se dedicam ao concretismo, baseavam seus estudos em artistas do exterior ( Kandinsky,Mondrian, Klee, Malevitch, Tatlin, Wols) . Apesar de ter chegado quase 30 anos após seu surgimento na Europa, o Abstracionismo ainda estava em alta .Os construtivistas[1] russos não foram os primeiros a romper em suas obras com os postulados da arte tradicional abandonando ou deformando a forma, a for, e a tridimensionalidade. Antes os , os fauvistas e cubistas já o haviam feito. A guerra e a revolução industrial levaram os artistas a repensar o que era a arte e o que ela representava. Kasimir Malevitch, criador do Suprematismo[2], diz que "a representação de um objeto é uma coisa que nada tem a ver com a arte". Isto vai contra toda uma tradição de séculos.

Depois do Renascimento a obra de arte, passou a ter suas regras baseadas no Tratado de Pintura, de Leonardo da Vinci. Os princípios artísticos que devem ser seguidos são a tridimensionalidade ( linha do horizonte, ponto de fuga) uso do claro-escuro ( que dá relevo as formas), cor próxima da realidade, mimesis.Os princípios do construtivismo são: bi dimensionalidade, atonalismo ( só deve ser usadas cores puras ou secundarias), e movimento linear. Com a criação do Museu de Arte de São Paulo ( 1953) e a criação do Museu Nacional do Rio de Janeiro ( 1952), os artistas tiveram mais contato com os artistas estrangeiros e com seus estudos.

Os artistas de São Paulo se consideravam os autênticos precursores da arte concreta no Brasil, seguiam regras rígidase racionalistas.Ir contra essas regras era regredir na história e voltar a um passado tradicional.

Liderados por Waldemar Cordeiro, o grupo Ruptura integrado por LotharCharoux, Geraldo de Barros, Anatol Wladslaw, surgiu em 1952. Em seu primeiro manifesto, define o que seriam as "formas novas de princípios novos", estabelecendo entre seus membros regras que devem ser seguidas. O grupo do Rio de Janeiro, Frente, é mais livre de regras. Formados por Ivan Serpa, Ferreira Gullar, Lygia Clark, Lygia Pape. Franz Weissmann, Décio Vieira e Abraham Palatinik. Os concretistas de São Paulo sempre acusavam os cariocas de não seguirem ou destorcerem as regras. A partir da I Exposição de Arte Concreta no Brasil, vê-se de vez as diferenças de interpretação. Se for considerar qual o grupo seguiu mais as ordens, esse grupo foi o de São Paulo.

Ouso livre da cor pelos cariocas fez que com os paulistas dissessem que estavam ainda longe do verdadeiro concretismo.

Através das teorias de Ferreira Gullar e das experimentações de Lygia Clark articularam-se o Neoconcretismo. Em seu manifesto diz:

"(...) Propomos uma reintegração do Neoplasticismo,do Construtivismo, e dos demais movimentos afins, na base de sua conquista de expressão e dando prevalência à obra sobre a teoria. Se pretendemos entender a pintura de Mondrian pelas suas teorias, seremos obrigados a escolher entre as duas. Ou bem a profecia de uma total integração da arte na vida cotidiana parece-nos possível – e vemos na obra de Mondrian os primeiros passos nesse sentido (...)"

Ainda, no Manifesto Neo concreto:

" A arte neo concreta, afirmando a integração absoluta desses elementos, acredita que o vocabulário 'geométrico' que utiliza pode assumir a expressão de realidades humanas complexas, tal como provam muitas das obras de Mondrian, Malevitch, Pevsner, Gabo, Arp etc. Se mesmo esses artistas as vezes confundiam o conceito da forma da forma-mecanica com o de forma –expressiva, urge esclarecer que, na linguagem da arte as formas ditas geométricas perdem o caráter objetivo da geometria para se fazerem veículo da imaginação (...)"

O grupo Frente do Rio, não se considerava um 'grupo' pois seus integrantes criavam livremente e se encontravam para mostrar projetos e idéias.

Outra diferença entre os cariocas e paulistas concretos, estava na poesia. Os paulistas achavam que a poesia devia seguir um padrão matemático, racionalista. A palavra estava sujeita a regras, e não a expressão lírica do autor.

Ferreira Gullar representando o Neoconcretismo diz acerca da poesia:

"A linguagem é a atualidade da cultura ( Hegel). A poesia é a atualidade da linguagem( poeta concreto). Só um equivoco cientificista levaria a supor que a atualização da linguagem está na sua formalização. A pretensa submissão da poesia a estruturas matemáticas leva o selo desse equivoco (...)"

Teoria do não-objeto: para os neoconcretos a obra de arte não se limita ao seu objetivo, porque acontecia com o grupo Ruptura. Os neo concretos queriam acabar com as regras que já venham importadas do concretismo europeu, e que não permitia que outras experimentações fossem feitas. Como fala Ferreira Gullar :

" Queríamos realmente fazer uma coisa nova e tínhamos a coragem denos desligar do que se fazia lá fora, do contrario não desenvolveríamos a experiência como ela se desenvolveu. (...) O neo concretismo é uma demonstração de que na medida em que você se desliga dessa dependência,pode não só criar coisas próprias, originais, como pode também se antecipar aos caras que sempre ditaram para nós o que nós temos que fazer."

Em 1963, por divergências, o grupo Frente termina. O confronto de expectativas do publico com os trabalhos dos artistas fazem com que as obras mudem, contaminando pela expectativa do público, perdendo suas características.

As pospostas e embates entre os grupos Ruptura e Frente, foram importantes para o desenvolvimento da modernização da arte brasileira, por permitir novas linguagens o grupo do Rio de janeiro progrediu mais em suas teorias.


[1] Construtivismo é o nome dado a toda vertente geométrica surgido na União Soviética, no fim do Século XX. A arte construtiva surgiu antes da revolução russa, seus artistas queriam suprimir a conteúdo em nome da forma. A revolução não se serviu tanto da arte concreta a não ser para seus cartazes, alguns artistas, como Rodchenko, se juntaram ao governo de Lênin, mas Lênin olhava com desconfiança a arte construtivista, e achava que Shakespeare e as obras clássicas, estavam mais acessíveis ao povo, e não apenas para meia dúzia de intelectuais. "Varias vezes que tentei ler Maiakovski nunca pude ler mais que três versos: sempre durmo"

Trotsky em seu livro Arte e Revolução diz que "O partido comunista russo não deveria se intrometer nas diferentes escolas, nem em apoio a uma para que superasse outra, mas, deveria se posicionar se arte fosse anti revolucionaria". Tanto Lênin, como Trotsky e Rosa Luxemburgo defendiam a preservação da herança cultural da humanidade contra o esquerdismo artístico e literário. Entre 1930 – 1950, o realismo socialista converteu-se na arte oficial da ex- URSS. A arte deveria ser "realista na forma" e "socialista no conteúdo".Alguns artistas deixaram a URSS. Kasimir Malevich permaneceu nopaís lutando por um espaço contra as restrições impostas pelo Estado.

[2]Movimento que aconteceu na Rússia, entre os anos de 1915 e 1923, e teve como alguns artistas: El Lissitzky, Kazimir Malevich, Lyubov Popova, Ivan Puni, Aleksandr RodchenkoNa Última Exposição Futurística de Pinturas: 0-10, organizada por Ivan Puni em Petrogrado em dezembro de 1915, Kazimir Malevich, um artista russo, escolheu esse têrmo para descrever suas próprias pinturas, porque era o primeiro movimento em artes a reduzir a pintura à pura abstração geométrica. Foi também o movimento que mais influenciou o Construtivismo.Malevich, no seu manifesto "Do Cubismo ao Suprematismo", define o Suprematismo como "a supremacia do puro sentimento", o essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio onde teve origem.


Autor: R. A .C


Artigos Relacionados


14 De Março - Dia Nacional Da Poesia

A Arte Divina

A Busca Da 'nova Objetividade'

A Importância Da Arte No Processo Educativo

Arte No Sentimento Ou Sentimento Na Arte?

A Estética Como Ciência Da Perfeição Do Conhecimento Sensitivo

Arte