Pequenas Ações Diárias Fazem Toda a Diferença



Se você sair com um barco do Rio de Janeiro com direção à Lisboa, a alteração de apenas um grau no leme causará a chegada num ponto totalmente diferente do inicialmente planejado. Esta imagem lança luz sobre a idéia de que pequenas ações e pequenos movimentos ao longo do tempo fazem uma diferença brutal na sua vida.

Quando pensamos em nossos objetivos, às vezes achamos que precisamos fazer coisas fantásticas, mover montanhas, erguer prédios, correr maratonas, matar dois leões por dia etc. Todavia, é recomendável termos em mente que uma grande caminhada começa com um passo, e que a velocidade máxima que podemos adotar é a de um passo por vez. É aquela conversa de que constância e consistência são mais importantes que intensidade ou velocidade. Os resultados dependem de ações, mas estas ações não precisam ser monumentais.

Uma boa dica para você implementar as pequenas ações diárias é a Regra dos 3. Assuma um compromisso com você mesmo de, todos os dias, fazer pelo menos 3 coisas que te aproximam das suas metas. Estas 3 coisas podem ser mínimas. O fato de todo o dia você entrar em ação traz uma série de ganhos. Primeiro, usando a metáfora do barco, você tem condições de todos os dias corrigir a rota. Segundo, utilizando a metáfora da caminhada, você se mantém em movimento e continua se aproximando do seu objetivo. Terceiro, quando você aplica a Regra dos 3 à sua vida, você ganha uma coisa fantástica, o chamado Princípio do Momento. O princípio do Momento tem a ver com a física.

Considere um mundo com atrito e resistência. Para você colocar um corpo em movimento, o trabalho e a energia para tirá-lo do repouso são maiores do que o trabalho e a energia para mantê-lo em movimento. Assim, quando você usa a Regra dos 3 você se beneficia do Princípio do Momento pois mantém o corpo, você mesmo, em movimento. Assim fica mais fácil ter disciplina, persistência e continuar se aproximando do seu objetivo, além de afastar o risco de parar a sua caminhada.

O negócio é começar. Experimente adicionar pequenas coisas ao seu dia a dia que se aplicam na Regra dos 3. Pode ser ler 30 minutos,meditar por 20 minutos, escrever por 30 minutos, se exercitar 30 minutos, trabalhar no seu projeto de alavancagem profissional por 30 minutos, falar com prospects por 30 minutos, treinar liderança 30 minutos. Enfim, a Regra dos 3 junto com o Princípio do Momento criam carreiras, empresas, prédios, sonhos etc.

Para turbinar estas dicas, depois de aplicar o método por 30 dias, faça um pausa para reflexão e reveja o que você fez no último mês. Reveja o quanto você agiu e o quanto se aproximou do seu objetivo. Esta retrospectiva vai te fazer sentir mais alegria e encher o seu peito com entusiasmo e motivação para você continuar na caminhada.

Muito bem, qual o seu principal aprendizado com este texto? O que você vai fazer de diferente nos próximos dias para se aproximar mais das suas metas? O que você vai fazer para avançar na direção dos seus objetivos? Comece. O importante é entrar em ação. A ação traz a você aprendizado e crescimento.

Frederico Graef – Coach e Palestrante
Membro da Sociedade Brasileira de Coaching
www.fredgraef.com.br[email protected]


Autor: Frederico Graef


Artigos Relacionados


O Que Dominó Tem A Ver Com O Controle Dos Seus Estados Emocionais?

Duas Reuniões Irão Movimentar A Organização Do Campeonato Do Sisal E Buscar Infra-estrutura Para O Futebol De Campo Da Região Nordeste Da Bahia – Coité E Olindina

Qual A Relação Entre Suas Metas E Um Foguete?

Mudanças Na Vida – Como Promover

7 Dicas Para Administração Do Tempo

Sua Permanência Na Corrida De Seus Objetivos é Mais Importante Que Sua Velocidade

Você