Planejamento: A Base Para Uma Administração Competente
Então, planejar já é algo comum à vida, sendo assim, basta agora transformar o seu planejamento diário em algo consciente e gerenciado, tornando-o algo agradável. Ninguém gosta de realizar tarefas desagradáveis mesmo que sejam imprescindíveis, e acredito que o primeiro passo para torná-las agradáveis é acreditar na possibilidade de gerar resultados positivos. Tendo a consciência de que o planejamento é algo insubstituível tanto para a vida pessoal como profissional, chegou a hora de colocá-lo em ação sempre focando um propósito ou meta. É importante que todo planejamento seja escrito e afixado em um local visível e que esteja sempre ao alcance de suas mãos, justamente para não ser esquecido ou não executado.
A implantação do planejamento estratégico dentro das organizações deve ter a participação de todos os setores. Sendo interessante a formação de grupos para debater os assuntos pertinentes ao desenvolvimento da empresa, elegendo representantes para participar ativamente do processo de implantação e do acompanhamento eficiente e eficaz do mesmo. É importante que a diretoria da empresa seja partícipe dessas reuniões de grupo para acompanhar o desenvolvimento o planejamento elaborado, pois assim pode detectar possíveis entraves durante o processo.
Por fim, a falta de planejamento produz dentro das empresas um estresse em alto grau e vários conflitos entre seus colaboradores, produzindo uma baixa produtividade, e consequentemente, baixa rentabilidade e credibilidade. Visando minimizar o desconforto e a falta de produtividade dentro da empresa e na vida pessoal, é que defendo a idéia de que o planejamento é uma bússola indispensável e sem ela as empresas e pessoas navegam nas águas da vida sem direção.
Autor: Celina Olivindo
Artigos Relacionados
A ImportÂncia Do Planejamento EstratÉgico Para Sua Empresa
A ImportÂncia Do Planejamento EstratÉgico Em OrganizaÇÕes De Tecnologia Em InformaÇÃo: Um Estudo De Caso
Planejamento E Avaliação
Não Seja Mediano, Planeje-se.
Os Custos Do Não-planejamento
Empresa, Planos E Ações
Quais São As Etapas De Um Planejamento De Marketing Eficaz?