Terrorismo X Matrix



Em conceito meramente didático o terrorismo é um temor, uma perturbação do ânimo causada pelo terror com fins políticos, ideológicos ou religiosos.

Esta alocução pode ser referida as lições de Aristóteles, caracterizando a hybris, a privação da medida da reta da razão relacionado ao cunho defectível da virtude. Ademais, segundo Salvetti Netto 'bem sabemos que o terror, como instrumento de governos agressivos é tão antigo quanto o próprio Estado', em a Arte da Guerra proferia por Sun Tzu ' é possivel derrotar o inimigo evitando o choque armado, evitando destruir o Exército e o país visado, empregando largamente a ação psicológica, a intimidação'.

O terrorismo causa ascensão perturbativa ao sujeito e à sociedade, tornando assim vulnerável a concepção da realidade, tendo relação com o mundo sensível onde apenas percebemos os sentidos e a mutabilidade, a sombra do verdadeiro mundo eidos.

Matrix onde predomina a vida imaginária dentro do ilusório é uma disputa mental onde nada é impossível, afinal tudo é possível. Em passagem de Morfeu (filho do sono e da noite), ele oferece a verdade e nada mais, onde muito se afasta do caráter verossímil real, que nosce te ipsum. Vivenciamos em um ataque terrorista um mundo de ilusões das idéias irrisórias, em uma sociedade que para manter a harmonia é necessário a virtude. Mas não seria para o terrorista, virtuosa esta atitude por achar que está cometendo uma ação cultural e social com fins já ditos, que segundo Durkheim é um suicídio altruísta (morrer por uma causa)? Resposta dada por Aristóteles onde consagra o Homem como um animal político (destinado a viver em sociedade) para ter como fim a justiça.

Passamos a posteridade em um mundo onde as aparências são reais ou ilusões? Mas seriam as ilusões aceitáveis e estimadas em um mundo onde a realidade é ofuscada pela verdade que provavelmente não conhecemos?


Autor: Caio Augusto Wick Gutierrez


Artigos Relacionados


O Milagre Reside No Coraçâo Do Eu

O Discurso / Mídia / Governo

A Química Das Emoções

Ilusão - Autora: Alcina M.s. Azevedo

Via LÁctea (poesia)

O Suicídio Dos Escorpiões

Emancipação Da Educação