RESENHA DO LIVRO 'FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IDENTIDADE, SABERES E PROFISSÃO'
No entanto, o embasamento científico, é firme e concreto para aqueles que têm “vocação” para a docência de uma forma mais ampla. O livro tem subtítulo com três temas interligados: saberes, identidade e profissão. Esses três temas funcionam como engrenagens de um mesmo sistema, uma vez que não existe a profissão propriamente dita, sem o saber e a identidade. Os saberes são formados de acordo com a formação didática e pedagógica do próprio professor, o que leva diretamente a incidir sobre sua identidade, baseando-se na teoria de que a educação forma o caráter e o torna um profissional. A profissão é simplesmente conseqüência dos dois itens anteriores, podendo ser por vocação ou mesmo por remuneração. Porém o profissional, no real sentido de ser, implica em dedicação e domínio, tanto da obtenção, quanto da capacidade de transmitir de forma clara e bem objetiva, os saberes. Para docentes com muito tempo de carreira, a obra é de fácil leitura, porém não é o mais indicado quando diz respeito à nova leva de docentes, ele é muito técnico e pouco objetivo.
Detalhes sobre como eram os docentes antigamente e como são hoje, um dos principais pontos do livro, são dispensáveis, uma vez que se vê necessário a extirpação de paradigmas pré-existentes. As idéias expostas pelo autor contrariam a concepção vigente de formação de professor, até porque, agora que a formação de docentes está tendo maior destaque nas universidades, devido ao baixo rendimento do corpo discente ao exercer a profissão. Mesmo assim, ser professor significa, meio de subsistência ainda que baixo. Os temas abordados no livro traduzem a forma como deveria ser aplicada a formação dos professores, no entanto, atualmente isso não tem aplicação prática se não houver um conjunto de fatores estimulantes para estes profissionais.
Autor: Kelley Cristiny Pereira Pires
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