Prisão - Graduação em Bandidagem



O sistema carcerário do país está falido. Do total de detentos, 34% são provisórios, ou seja, podem ser considerados inocentes após o julgamento, e aí, neste grupo em especial que reside um grande problema; os presos provisórios, primários ou que cometeram delitos de menor gravidade e repercussão social, junto aos presos reincidentes e criminosos contumazes, de alta periculosidade.

Isso é inadmissível, pois a prisão tem o papel ressocializador, e a idéia de pessoas que cometeram pequenos delitos, juntamente a presos reincidentes, de maior periculosidade vai totalmente contra a e recuperação do preso que tem um potencial maior de ser regenerado, em razão de que o convívio em um ambiente promíscuo e cheio de influências negativas causadas por esses criminosos fará com que ele adquira uma "subcultura carcerária", que se constitui num dos maiores obstáculos a ressocialização do recluso.

Então, ao invés de sair de lá "regenerado", ele sai muito pior do que entrou, pois após meses ou anos de convivência com pessoas de baixo escalão, totalmente sem escrúpulos, aquela pessoa ali, ficou alienada do mundo aqui, seu mundo passou a ser aquele depósito de lixo humano, aquelas idéias fechadas e sujas. E é desta forma que o agora liberto vai encarar a sociedade.

Assim, percebemos que as mazelas sofridas pelo preso provisório, ou primário durante a sua reclusão, além de não fazer com que essa implemente suas finalidades, são expressamente ilegais, pois, há um descompasso entre o disposto na sentença penal condenatória e ao que efetivamente o recluso é submetido durante o encarceramento, ferindo, desse modo, o princípio da legalidade, o qual deveria dar rumo ao procedimento executivo penal.
Autor: marcela sousa santos


Artigos Relacionados


Prisão

O Preso Como Um Oneroso Fardo Social

A AtuaÇÃo Dos ServiÇos De SaÚde PÚblica Aos Detentos Portadores De Hiv/aids, No Complexo Penitenciario De Pedrinhas - Ma

ExploraÇÃo Da MÃo De Obra Carceraria

Sem Uma Perspectiva

Via LÁctea (poesia)

Para AlguÉm Que EstÁ SÓ