Temas Transversais e Educação: Como Entender e Aplicar os Temas Transversais



COMO ENTENDER E APLICAR OS TEMAS TRANSVERSAIS

Consideramos os TTs como questões sociais atuais e urgentes. Que devem ser colocados, ou vividos, em todos os momentos como em família, na escola e nas brincadeiras. Não temos receitas para tratar dos TTs, eles simplesmente acontecem e ..

são relacionados diretamente com valores. A escola deve trabalhar com valores pré-determinados

Os valores trazemos da família. Na escola serão ampliados. É necessário cuidar-se para não passarmos aos alunos um valor "unilateral", ou seja, o professor quer respeito, mas não respeita o aluno.

O professor deve saber como ensinar "solidariedade", "justiça", para tal deve trabalhar com : conceitos, procedimentos e atitudes assim exemplificados:

sei              faço         como?

saber        fazer           ser

O objetivo dos PCN e dos TTs é resgatar a cidadania, a dignidade, a auto-estima e o respeito .

As crianças devem pensar que por menor que sejam as ações isoladasrefletem no todo podendo levar à catástrofes. Citamos como exemplo economizar a água.

Ao deixar a fase do egoísmo a criança criará novos comportamentostendo como parâmetro ( valores) o comportamento do outro.

O conhecimento deve ser construído interagindo com a realidade. Registramos a importância da "transdisciplinaridade" que vai além, unindo conhecimentos escolares à realidade. Trans = vai além; tudo está em transformação. A transdisciplinaridade transforma a arrogância do saber na humildade da busca do conhecimento.

A transdiciplinaridade será melhor compreendida ao revermos o conceito da produção do conhecimento, como a:

"Teoria dos hemisférios cerebrais"

O hemisfério esquerdo (HE) compreende a realidade fragmentada; ordena as informações linearmente, aos pedaços, isto é pensamento lógico. Tem como eixo o tempo / espaço. Há necessidade de criar encadeamentos, como ordenar, analisar e classificar numa seqüência

O hemisfério direito (HD) compreende a realidade no total das informações, não aspecto linear; não se atem ao eixo tempo/espaço.

Temos assim dois momentos:

1º- ordenação da realidade- processo linear

2º-apreensão da totalidade.

Determinados métodos utilizados em educação isolam esse dois momentos de nós isso ocorre simultaneamente.

Os dois hemisférios são ligados pelo "corpo caloso" queé responsável pela conexão das informações.

             HE                           corpocaloso                           HD          
ordenaconectavê a realidade total
classificaas informações

analisa      
a realidade

A transdisciplinaridade leva à simultaneidade, vê a realidade de modo possível de ser realizada pelos dois hemisférios.

O ato criativo é que possibilita a transdisciplinaridade, pois, permite a interação com a realidade e possibilita a integração de informações.

Ato criativo: é a reconstrução ou recombinação dos aspetos que existem na realidade ( todo e partes); recombinando entre as partes formará um todo diferente.

Criatividade: é o elemento chave da transdisciplinaridade porque o sujeito é cocriador da realidade.

Não há mais lugar para o conhecimento estático porque tudo se transforma e permeia todas as áreas do conhecimento.

O professor deve ser criador. Criar, não copiar, em cima do que é proposto. É necessário que faça sempre revisão consciente dos seus valores. Deve ser mediador entre conceitos, procedimentos e atitudes despertados, para eclodir quando as relações forem estabelecidas. Hoje, o aluno não é aquele que é ensinado, ele participa ativamente em busca do conhecimento. O aluno trabalha, faz pesquisas, relatórios, observações. O professor é seu orientador e conselheiro.

Utilizando-se dos TTs,o professor deve tratar de problemas sociais atuais,reavivando as potencialidades sujeito, trabalhando-as em todas as dimensões, pois para se conhecer o ser humano é necessário que todas as áreas do conhecimento sejam alicerçadas, cada uma sob seu ponto de vista.

A escola precisa ser diversificada apresentar coisas novas, oportunizar contato com novas experiências. Para isso o professor deve preparar o ambiente, organizar e planejar o espetáculo, os atores deverão ser os alunos.

O compartilhar entre professores e alunos exige um novo "projeto pedagógico"

Projeto pedagógico é a explicação dos princípios que nortearão a prática educativa: o que e de que forma ensinar.

Deve definir com os princípios e valores com os quais a escola trabalha. Definir conteúdos e objetivos o acompanhamento e a avaliação.

Os TTs devem fazer parte do planejamento, trabalhando-se as questões do dia-a-dia tratando-as de maneira prática e concreta, pensando-se em inovação. O professor deve preparar-se para que não seja o "estrangulador" do processo. As principais mudanças exigidas do professor são: não temer o novo, utilizando-se somente daquilo.

que já conhece por sentir-se mais seguro. Muitos professores só lêem o que são obrigados, tornando-se desatualizado, estreitando e cristalizando o seu universo. É missão do professor procurar novos conhecimentos, enriquecer as suas experiências para encontrar respostas às perguntas as quais estará sujeito a responder. É necessário pois, que construa conhecimentos de forma criativa, que desenvolva potencialidades humanas e que vivencie valores humanos

Referências bibliográficas:

Martinelli, Marilu"Temas transversais e valores humanos"

Editora PeirópolisSP

Besquets, Dolores Maria"Temas transversais em educação"

Editora Ática

Menezes, Ebenezer Takuno; Santos, Thais Helena dos"Temas transversais"

EducaBrasil


Autor: Maria Edmir Maranhão


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