Falta de Ética



A prova para a 1ª turma de mestrado em educação, que foi aprovado em meados de 2008, e realizada no dia 01/12/08 na UFV, pode ser considerada uma fraude, pois o objetivo da prova não foi bem definido, ou não houve objetivo algum.

O que foi exigido na prova não se encontra no rol da bibliografia citada pelo programa, nem sequer é citado em nenhuma das literaturas, cujas datas de publicação variam entre 1998 a 2006, e o que foi exigido como conteúdo da prova só foi lançado em abril de 2007. Este fato se caracteriza ou não como uma fraude?Ou será falta de ética da comissão organizadora?

Se foi exigida uma bibliografia com determinado conteúdo, não se pode na ultima hora cobrar outro, pelo simples fato de supor que os candidatos tenham conhecimento sobre o assunto. Isso foi um desrespeito para com os candidatos inscritos.

O MEC deveria tomar uma atitude e anular esta prova, já que a coordenadoria do curso não cumpriu com o que estava estabelecido no programa. Nota-se que faltou um objetivo claro e bom senso dos coordenadores do curso. Faltou ética.

Como ter a garantia de uma educação de qualidade no Brasil, se nem mesmo os doutores em educação, os formadores de professores, sabem estabelecer objetivos e usar de bom senso com aquilo que eles mesmos determinam como conteúdo de prova.

O discurso por uma educação de qualidade, eqüidade, de oportunidade para todos, formação da consciência critica e autonomia, só fica bonito e real no papel, mas na realidade a coisa é outra. A prática pedagógica passa longe do discurso. É inadmissível que tal ato ocorra, ainda mais quando se trata de uma ação dentro de um departamento de educação de uma universidade conceituadíssima como a UFV.

Regina C. de F. Sobreira
Licenciada em pedagogia/1987/UFV/MG
E-mail: [email protected]


Autor: Regina Sobreira


Artigos Relacionados


Educação Física E Qualidade De Vida

Nead - Espaço Educativo De Formação E Constituição De Saberes

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Falando Em Educação...

EducaÇÃo E SaÚde Se Faz Com Amor, Um Amor Todo Poderoso.

Futsal: Força E Resistência Em Alunos De 10 A 12 Anos Praticantes De Futsal

Educação Liberal