Caminhar ou Correr



Até hoje muita gente desconhece os mitos e verdades sobre o assunto, é bem verdade que correr nos faz transpirar mais, entretanto as grandes confusões começam ai. As pessoas crêem que o suor é o maior responsável pelo desempenho quando falamos em perda de peso. Em parte elas têm razão, pois sempre que transpiramos em demasia, diminuímos o peso corpóreo, entretanto não perdemos este peso definitivamente, já que o peso eliminado em uma corrida de baixo de um sol escaldante, ou em uma caminhada de horas é derivado principalmente da perda de líquidos do corpo, ou seja, nestas atividades se perde principalmente litros e não quilos, como muitos pensam.

Os líquidos perdidos ao longo das atividades descritas acima são em sua maioria repostos no organismo em até 48 horas, e pior , a excessiva perda de líquidos sem a devida reposição culmina por deixar esta pessoa cansada , desatenta e desconcentrada.

Então neste ponto entram a consistência e regularidade em seus treinos, e somente com esses ingredientes você realmente alcançará seus objetivos.

Então vamos ao que mais interessa, será que é melhor praticar a corrida ou a caminhada? Costumo dizer: Não há exercício errado, e sim pessoas que não devam realizar determinados exercícios. Cada exercício tem sua eficiência e sua segurança, portanto cabe ao praticante estar bem informado se aquele exercício é o mais adequado para o seu objetivo, para sua vida e para o seu histórico de prática de atividades físicas.

Portanto digo ainda que se o seu objetivo for treinar para participar de uma maratona, ½ maratona, ou ao final do ano de uma corrida como a corrida de São Silvestre , você realmente deve treinar corrida. Caso seu objetivo seja emagrecer, diminuir a gordura corporal, diminuir medidas, prevenir doenças coronarianas, controlar o colesterol, entre outros, é mais aconselhado praticar a caminhada, entretanto devemos reforçar que caminhar por lazer é diferente de caminhar como treinamento, pois na primeira forma citada a pessoa não tem compromisso com freqüência cardíaca, intensidade do treino, duração da caminhada, regularidade consistência e constância.

Para se obter resultados positivos em nível de emagrecimento, diminuição da gordura e medidas, prevenção de doenças, etc. a pessoa deve praticar a caminhada em um ritmo onde sua freqüência cardíaca* esteja sempre entre 60 e 70% da sua capacidade máxima, pois nesse ritmo a pessoa estará dentro do que chamamos de zona lipolítica , ou seja, a zona de freqüência cardíaca ideal para perda de gordura. E para se perceber os resultados e haver uma queima acentuada de gorduras é importante que se realize essa atividade pelo menos 40 a 60 minutos, três vezes por semana, de acordo com seu nível de aptidão no momento.


Autor: Kleber Santos


Artigos Relacionados


Identifique As Melhores SoluÇÕes Para O InchaÇo

Envelhecer Com Saúde é Um Prêmio Pra Quem Começa A Se Cuidar Cedo

Perder Peso Com Uma Alimentação Saudavel

As Perguntas Mais Freqüentes Nas Academias De Ginástica.

Os Benefícios Da Musculação Na Terceira Idade

Benefícios Do Esporte

Dicas Importantes Para Iniciar Uma Atividade Física De Forma Segura