"DEMOCRACIA"



“DEMOCRACIA”

 por Marcelo C. P. Diniz                   


Collor e Maluf, entre similares, foram  eleitos. E muito bem votados.

 

Brasil, meu Brasil brasileiro. Salve-me desta democracia que traz de volta aqueles que eu achava que estavam defenestrados para sempre. Salve-me desta democracia que reelege 11 parlamentares suspeitos em ações de corrupção mais que evidentes – os mensaleiros e sanguessugas.

 

Brasil, meu Brasil brasileiro. Salve-me desta democracia que põe no poder um partido que se dizia paladino da ética e, depois de poderoso, produz escândalos em série com o cinismo de um Diógenes, que vivia como um cão.

 

Brasil, meu Brasil brasileiro. Salve-me desta democracia em que quase todos os outros partidos políticos também participam ou participaram de inúmeras falcatruas, com o mesmo cinismo de um Diógenes.

 

Brasil, meu Brasil brasileiro. Salve-me desta democracia em que o voto é obrigatório, analfabetos votam e a mídia leva a maioria da população a acreditar que votar é exercer direito de cidadania. Aparecem até uns pobre-coitados na televisão dizendo que a vida vai melhorar com o voto deles.

 

Brasil, meu Brasil brasileiro. Não confunda liberdade com democracia. Liberdade de expressão nós temos. De ir e vir nós temos. Mas de melhorar de vida nós não temos. 40% da nossa riqueza se transformam em impostos e são concentrados nas mãos dos poderes constituídos, para ser distribuídos sabe-se lá com que critérios. A burocracia oficial nos toma tempo e dinheiro e prejudica as nossas vidas e as nossas empresas. Onde está o governo do povo, para o povo e pelo povo?

 

Brasil, meu Brasil brasileiro. Salve-me da democracia que inventaram para mim.


Autor: Marcelo Diniz


Artigos Relacionados


RefÚgio

Se Houvesse Mais Amor

About Me

Quero Você Perto De Mim...

Vida (poesias)

Apenas Um Soneto

As Quatro EstaÇÕes