O PERFIL DA PRÁTICA DOS UNIVERSITÁRIOS QUE PARTICIPARAM DA MODALIDADE DE XADREZ RÁPIDO NOS JOGOS UNIVERSITARIOS DE 2007



Introdução: Com a crescente demanda, de jogadores de Xadrez na graduação, ouve-se a necessidade de buscar informações, sobra à continuidade da prática, dentro da universidade, já que o ápice do desenvolvimento cognitivo acontece quando o aluno entra na graduação. Objetivo: Descrever os perfis dos universitários, que participaram da modalidade de Xadrez rápido “o Xadrez rápido é a modalidade onde todos os movimentos devem ser feitos num limite de tempo predeterminado inferior a 15 a 60 minutos, (CALLEROS, 1998 E SHITSUKA, 2004), nos Jogos universitários de 2007. Metodologia: Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e transversal, com abordagem qualitativa que avaliou 26 atletas, através de um questionário com 10 pergunta aberta, e 2 fechadas. A coleta de dados foi realizada nos dia 24 a 26 Abril de 2007, nas dependências da UNICS, - Universidade de Palmas. Discussão: A primeira preocupação foi de identificar os cursos que os universitários estavam fazendo, pode-se então verificar que 32% fazem educação Física, 16% Engenharia Química/Civil, 12% Administração, 12% Filosofia, 12% Direito, 8% Matemática, 4% Publicidade e Propaganda e 4% Geografia. A primeira pergunta sobre quanto tempo o jogador, desenvolve a prática enxadrística, podemos verificar que, em media, os jogadores tem 9,7 anos, de prática, com um desvio Padrão de. P A segunda pergunta sobre a importância do xadrez na sua vida, mostrou que 30,8% dizem que o xadrez desenvolve conceitos cognitivos, 15,4% por lazer, 15,4% Viajar, 15,4% desenvolvimento pessoal, 15,4% hobby, 7,6% trabalho. Sobre o incentivo de algum docente, para desenvolver algo sobre xadrez na graduação, 77% afirma que não, enquanto 23% sim, a quarta pergunta, sobre a entrada na graduação, a sua prática de xadrez aumentou, diminuiu, ou desenvolveu normalmente, entre os universitários pode-se identificar que 11% participam mais, 58% praticam menos e 31 participam normalmente, e a quinta pergunta, sobre a participação em eventos, identificamos que 11% participaram mais, 53% participam menos, 34% praticam normalmente, sexta pergunta sobre a intenção de fazer o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso, relacionado com o xadrez, 50% responderam que não, 31% que sim, e 19% ainda não sabem, sétima pergunta, sobre se os universitários conseguiriam fazer uma analogia do xadrez e o seu curso de graduação, 77% conseguem identificar uma analogia, enquanto 23% não conseguem a oitava pergunta, sobre a influencia do xadrez, na escolha do curso de graduação, 62% afirma que não, enquanto 38% afirmam que sim, a nona pergunta sobre se pretende trabalhar com o xadrez, depois de formado, 69% respondeu que sim, 31¨% diz que não, a décima pergunta sobre se a universidade apóia a sua participação em eventos, 53% responderam que sim, e 47% que não, a décima primeira pergunta sobre se no curso de graduação, existia alguma disciplina relacionada com o xadrez, podemos verificar que 62% responderam que não, e 38% sim, e na ultima pergunta quando questionadas, sobre a incluir o xadrez como alguma atividade no curso de graduação, 74% responderam que sim, e 22% que não, e 4% não responderam. Conclusão: O estudo permite concluir que 32% dos universitários fazem educação física, uma das melhores opções para quem trabalha, ou quer continuar trabalhando com xadrez, outra questão preocupante, e que 77% dos universitários, não recebem nenhum incentivo dentro da universidade, para desenvolver alguma atividade enxadristica, 77% conseguem identificar uma analogia do seu curso com o xadrez, mostrando que o xadrez, pode ser aplicado em diversas áreas, e 69% dos universitários, pretendem trabalhar com o xadrez, depois de formados, como professores, prosseguindo nas atividades enxadrísticas. Referências: CALLEROS, Carlos. Xadrez: Introdução á Organização e Arbitragem. 2º Edição. Curitiba, 1998. 128p. SHITSUKA, Rabbith I. C. M; SHITSUKA, Caleb D. W. M; SHITSUKA, Ricardo; SHITSUKA, Dorlivete M. Meu primeiro livro de Xadrez. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda. 2004. 31pg.
Autor: Cleiton Marino Santana


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