PATOS DE BORRACHA



Quando eu era criança, achava que “patologia” era aquela brincadeira em que pessoas atiram em patos de borracha até acertar um deles. Hoje, percebo que não estava tão errado, depois de ouvir os especialistas e aprender sobre os males aos quais estamos expostos por causa das constantes situações da vida capitalista. Patologia é o ramo da medicina que se ocupa da natureza e das modificações estruturais e/ou funcionais produzidas por doença no organismo. Logo, se o pato de borracha – cada um de nós – sai da linha de avanço, imediatamente tem sua estrutura modificada por influências externas, ou é derrubado com um belo e certeiro tiro. Significa que o pato pode ir ao chão a qualquer momento! Claro, alguém ganha com isso. Nem que seja o dono da fábrica de bichos de pelúcia de Jacarta.
Os médicos alertam sobre o alastramento da fobia financeira e seu enorme grupo de sintomas, como: gastrite, tontura, suor, hipertensão, pânico, tremores, insônia, falta de apetite, dores etc. Já é uma das principais patologias da atualidade. O problema é que o único remédio para sua cura é o dinheiro! Temos aqui mais uma relação direta com o aumento da violência. Como resolver isso? As pessoas que ainda podem contar com algum equilíbrio tentam estudar mais e arriscar algumas moedas nas lotéricas. Mas, e aqueles que já perderam a tal linha de avanço? Aguardam seus fins como se fossem simples patos de borracha. Aguardam o tiro silencioso da modernidade patológica.
Ainda bem que ainda encontro algumas moedas aqui pelo chão. Mas, tá calor hoje ou eu é que estou suando muito? Ando um pouco tonto, acho que devo ter comido alguma coisa estragada. Deixa pra lá, preciso ir à lotérica enquanto estou de férias dos estudos.

Autor: José Neto Pandorgga

Autor: Jose Neto Pandorgga


Artigos Relacionados


Medo, Fobia E Pânico

Conhecendo Os VÁrios Tipos De Humor

Progresso

A Vida

O Pacocó

O Século Xxi

Sobre A Crise