Política e Cidadania



Não importa o lugar, nós estaremos sempre mergulhados em um ambiente que necessite práticas sociais diversas, e é isso que chamamos de política. Atualmente no Brasil, a maioria dos brasileiros não possui interesse algum em influenciar nas políticas públicas, não acreditam ou não sabem que podem exercer algum tipo de poder.

Para boa parte dos cidadãos, política lembra apenas corrupção ou palavras repugnantes semelhantes a esta. Deixamos de lembrar que os políticos são representantes do povo, pois nós os escolhemos, de modo livre e democrático. Então nos perguntamos por que quase sempre nos sentimos traídos pelos nossos próprios eleitos. Pode ser que ele não seja digno o bastante da nossa escolha e nos equivocamos ao colocá-lo naquele cargo, ou talvez ao perceber a realidade que o esperava, o eleito tenha de tomar decisões as quais pareçam o contrário do que queremos, por exatamente possuirmos pouca informação que não nos deixa entender as razões de tais escolhas. Então surge a descrença e a revolta, pois acabamos acreditando que fomos enganados e continuamos sempre com a mesma idéia de que "políticos são todos iguais e corruptos".

O nível de informação da sociedade está interligado aos avanços na educação, a qual deve ser reavaliada. A escola não deve preparar apenas vestibulandos, mas sim alfabetizar não só gramaticalmente, mas também politicamente. As mesmas devem conscientizar estudantes da importância do seu papel na sociedade, informando dos seus direitos e deveres como cidadãos e os instruindo sobre poder e justiça. Porém, muitos políticos realmente corruptos não se esforçam para investir na educação correta da sociedade por não quererem que as pessoas sejam conscientes de que podem opinar sobre a política pública, assim, os mesmos poderiam continuar utilizando da verba pública para seu bem particular, não para o bem comum do país.


Autor: Aniele Chagas Oliveira


Artigos Relacionados


A Construção De Valores Na Educação

Elemento P.

À Sociedade Contemporanea

Educação Física Escolar

Gestão Democrática

Relances: Necessidade Da EducaÇÃo Como Um Bem Comum

EducaÇÃo E SaÚde Se Faz Com Amor, Um Amor Todo Poderoso.