INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO MATEMÁTICA E FÍSICA
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar uma atividade de modelagem matemática realizada pelos autores deste artigo, em que se privilegiou o trabalho interdisciplinar entre professores de Matemática e Física. Através de uma situação física real (reforma de telhados) foram estudados conceitos de matemática e física de maneira significativa, onde os assuntos foram abordados conforme a necessidade para se resolver o problema inicial. Veremos que o ambiente de ensino-aprendizagem gerado pelo processo de modelagem matemática de uma situação física favoreceu a interdisciplinaridade entre Matemática e Física. Durante a atividade foram abordados os seguintes conteúdos: a) de Matemática: Área das figuras planas, Trigonometria, Unidades de medidas, Regra de três simples, Números decimais; b) de Física: Conceitos de massa e peso, Cálculo da força peso, Transformações de unidades de medidas.
VER O ARTIGO COMPLETO NO SITE ABAIXO:
http://www.somaticaeducar.com.br/index.php?i=artigo-area&id=14
Autor: Ednilson Souza
Artigos Relacionados
A Modelagem Matemática Como Metodologia Para O Ensino-aprendizagem De Física
Modelos MatemÁticos E Modelos Mentais: Inferindo PossÍveis RelaÇÕes Durante A Modelagem MatemÁtica De FenÔmenos FÍsicos
Modelagem MatemÁtica: Uma VisÃo HolÍstica Da Realidade?
A Matemática Da Célula Tronco
Teogeo - Deus E A Geometria
O Universo Da Matemática Na Educação Infantil
Situações-problemas Para Facilitar A Aprendizagem De Ondas