INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ATIVIDADE ENVOLVENDO MATEMÁTICA E FÍSICA



Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar uma atividade de modelagem matemática realizada pelos autores deste artigo, em que se privilegiou o trabalho interdisciplinar entre professores de Matemática e Física. Através de uma situação física real (reforma de telhados) foram estudados conceitos de matemática e física de maneira significativa, onde os assuntos foram abordados conforme a necessidade para se resolver o problema inicial. Veremos que o ambiente de ensino-aprendizagem gerado pelo processo de modelagem matemática de uma situação física favoreceu a interdisciplinaridade entre Matemática e Física. Durante a atividade foram abordados os seguintes conteúdos: a) de Matemática: Área das figuras planas, Trigonometria, Unidades de medidas, Regra de três simples, Números decimais; b) de Física: Conceitos de massa e peso, Cálculo da força peso, Transformações de unidades de medidas.

VER O ARTIGO COMPLETO NO SITE ABAIXO:

http://www.somaticaeducar.com.br/index.php?i=artigo-area&id=14


Autor: Ednilson Souza


Artigos Relacionados


A Modelagem Matemática Como Metodologia Para O Ensino-aprendizagem De Física

Modelos MatemÁticos E Modelos Mentais: Inferindo PossÍveis RelaÇÕes Durante A Modelagem MatemÁtica De FenÔmenos FÍsicos

Modelagem MatemÁtica: Uma VisÃo HolÍstica Da Realidade?

A Matemática Da Célula Tronco

Teogeo - Deus E A Geometria

O Universo Da Matemática Na Educação Infantil

Situações-problemas Para Facilitar A Aprendizagem De Ondas