MODELOS MATEMÁTICOS E MODELOS MENTAIS: INFERINDO POSSÍVEIS RELAÇÕES DURANTE A MODELAGEM MATEMÁTICA DE FENÔMENOS FÍSICOS



Resumo


O objetivo dessa pesquisa é detectar, à luz da teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, possíveis representações mentais (representações proposicionais, modelos mentais e imagens mentais) formadas durante o processo de modelagem matemática de fenômenos físicos, assim como inferir de que modo essas representações relacionam-se aos modelos matemáticos produzidos. Com base nos protocolos verbais obtidos em situação de interlocução entre o primeiro autor deste trabalho e uma estudante egressa do ensino médio de uma escola pública de Belém/Pa, durante o processo de modelagem matemática do tema Energia Mecânica; tentou-se inferir qual a relação entre os prováveis modelos mentais formados pela estudante e os modelos matemáticos produzidos pela mesma. Em primeira análise, pôde-se observar que os modelos matemáticos produzidos pela discente estavam fortemente ligados aos modelos mentais formados durante a modelagem matemática. Desta maneira, a análise dos modelos matemáticos produzidos deu "pistas" sobre a qualidade dos modelos mentais formados e sobre compreensão dos conceitos envolvidos na modelagem matemática. Os modelos matemáticos mantêm, portanto, uma relação dialética com os modelos mentais.

VER ARTIGO COMPLETO NO LINK ABAIXO:

http://www.somaticaeducar.com.br/arquivo/artigo/1-2009-02-24-16-15-31.pdf


Autor: Ednilson Souza


Artigos Relacionados


A Modelagem Matemática Como Metodologia Para O Ensino-aprendizagem De Física

Modelagem MatemÁtica: Uma VisÃo HolÍstica Da Realidade?

Interdisciplinaridade Por Meio Da Modelagem MatemÁtica: Uma Atividade Envolvendo MatemÁtica E FÍsica

Quais Os Tipos De Softwares Que Devem Ser Utilizados No Ensino Aprendizagem Da Matemática

A Matemática Da Célula Tronco

O Universo Da Matemática Na Educação Infantil

Teogeo - Deus E A Geometria