Resenha Crítica sobre o livro 'Metanóia'



Introdução

Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas a pessoas direta ou indiretamente ligadas às Atividades produtivas tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços (Martins e Campos, página 4 – SP)

Mudança fundamental de pensamento ou de caráter. Assim os dicionários definem metanóia — palavra pouco conhecida, mas muito significativa que nomeia o livro escrito pelo consultor empresarial e educador, Roberto Adami Tranjan. Publicado pela editora Gente, em 2002, o 'Metanóia' relata a história de Lucas, um empreendedor cuja empresa enfrenta grandes dificuldades.

O livro ''Metanóia'' abrange um estudo de caso, ou seja, a história é em torno de uma empresa que estava passando por crise. Os principais responsável da empresa Firec estavam no jogo errado do mercado.

Administrar o patrimônio significa gerir os direitos e obrigações, ou de outro modo, os ativos e passivos da empresa. Muitas vezes o passivo é maior que o ativo, gerando patrimônio líquido negativo. ( Martins e Campos, página12 – SP)

Lucas e Luiz Otavio são sócio-adminsitradores da empresa Firec, achavam que para a empresa obter resultados era as receitas menos as despesas que geravam lucro, no entanto, a Firec estava com seu ¹ Ponto de Equilíbrio negativo, ou seja, as vendas não estavam suprindo os custos totais, deixando uma margem de contribuição negativa. Lucas teria um Desafio, expandir a consciência e ver a empresa de foram sistêmica, orgânica, viva, inteira, dotada de corpo, mente e alma., ou seja viver uma ''Metanóia''

Em busca de saídas para a crise, o personagem Lucas realiza uma 'viagem' de conhecimento e transformação. Nesse percurso ele aprende novos conceitos como 'empresa única', 'ciclo de sobrevivência', 'ciclo de prosperidade', entre outros. Colocando o aprendizado em prática, esse líder conquista o comprometimento de sua equipe, a fidelidade de seus clientes e o resultado não poderia ser outro senão o sucesso.

1 Ponto de equilíbrio, do inglês break-even-point, é a denominação dada ao estudo, nas empresas, principalmente na área da contabilidade, onde o total das receitas é igual ao total das despesas.

Site :http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponto_de_equil%C3%ADbrio

Desenvolvimento

O fluxo de caixa de uma empresa pode representar um conjunto de entradas, que são então processadas gerando um conjunto de saídas, ligando por uma realimentação, ou feedback. ( Martins e Campos, página 12 – SP)

Os responsável da empresa Firec estavam achando que o sistema da empresa como o de entrada e saída, por onde fluem informações, como os pedidos dos clientes é o principal ² input, que transformam em ordem de produção, por exemplo, depois item de estoque, mas além será mercadoria com nota fiscal, chegando ao ³ output. Toda expectativas é transformar a duplicata em caixa da empresa. No entanto, Lucas começa aprender com os Líderes Educadores que uma empresa não é formada apenas por informações, mas também por pensamentos e sentimentos. Partindo dos conceitos da ''Metanóia'' Lucas começar a transformar seus conceitos, desenvolvendo um pensamento superior sobre o negócio, a empresa, o cliente, a liderança e a equipe.Um negócio é uma maneira de contribuir com o mundo.

As pessoas que trabalham na empresa constituem recursos, pois seus reconhecimentos geram novas idéias, que são transformadas em novos produtos , novos métodos de trabalho, serviços cada vez adequados ao uso dos consumidores.( Martins e Campos, página 6 – SP)

A empresa Firec teria que eliminar os conceitos do ciclo de sobrevivência, onde é o mundo da escassez, e optar pelo ciclo da prosperidades, onde tudo é possível, mundo de abundância.

O desejo do consumidor pode ser explicado como aquilo que o cliente deseja, recebe como resultado de uma transação com a empresa: produto, serviço ou combinação de ambos ( Martins e Campos, página 14 – SP)

As idéias predominantes colocam mesmo o mercado como uma arena de batalha, o empresário é visto como um guerreiro. Essa idéia está muita presente no inconsciente coletivo, mas isto é um jeito de ver.No livro Metanóia, uma outra mentalidade. Metanóia, aliás, significa mudança de modelo mental. Quando se tem um outro olhar sobre a realidade, você enxerga o que não via até então. O jeito de gerenciar muda, o empresário vai se relacionar de modo diferente com a sua equipe e com seu cliente.

2 Input é tudo aquilo que recebemos

3 Output é tudo o que produzimos

Site : http://www.comoaprenderjapones.com/voce-sabe-o-que-e-input-e-output/

O livro metanóia aponta dois caminhos: a rota do ouro e a arca do tesouro. A rota de ouro ensina três exercícios para alcançar a fidelização do cliente. Primeiro: construir um cenário e colocar a empresa num ambiente aberto e amplo para enxergar coisas que habitualmente não enxergaria. Depois é preciso definir um foco. Não dá para atender todos bem, é necessário escolher um conjunto de clientes com o qual vai se trabalhar com excelência. A escolha implica na seguinte pergunta — minha empresa existe para quem? O passo seguinte é o relacionamento. Relacionar com o cliente diariamente, estreitamente. Em resumo: na rota do ouro, a visão do líder está voltada para o mercado. Na arca do tesouro o olhar do líder dirige-se ao interior da sua empresa. O primeiro exercício é a mudança no estilo de liderança. No caso do personagem do livro, o Lucas torna-se mais participativo, começa a convidar os colaboradores a participar das decisões, coisa que antes não fazia. Abre os canais de comunicação e transmite informações que até então eram sigilosas (números, estratégias). Ele faz uma administração de livro aberto. Esta transformação é o primeiro passo da arca do tesouro. O segundo passo é a formação de uma equipe de verdade e não um grupo de trabalho. Só se constitui uma equipe com uma carta de valores, regras claras e as pessoas se complementando. A seguir, Lucas começa a dar atenção ao colaborador, enxergando no indivíduo um repertório de experiências, de habilidades. E desenvolvendo com ele relação de confiança. Neste percurso, ele conquista o comprometimento da equipe.

Conclusão

O livro '' Metanóia'' mostrar uma abordagem de diversos aspectos interligados – uma visão holística, onde a parte está no todo e o todo está na parte. Não se constrói uma empresa humana sem contribuir com a humanidade. Não se estabelece uma relação transparente e ética com o cliente, se não houver uma atitude também ética com o mundo ao seu redor, a sociedade. Essa concepção está muito presente em nossa filosofia de trabalho.

A empresa Firec não tinha umavisão , missão e propósito definitivo , pois cada um tinha uma imagem diferente, ou seja, sem propósito promissores. Lucas aprendeu a desenvolver a metanóia, a desenvolver o negócio, Aprendeu a desenvolver uma empresa única, enxergando uma nova realidade, uma nova mentalidade. Fazer as coisas com amor, no amor fruto de uma decisão e de um compromisso assumido, assim vem o equilíbrio com diversos compromissos assumidos, seja do compromisso do cliente interno ou externo , na dedicação do trabalho, no propósito de vida.

01.O que Lucas tenta mostrar aos seus colaboradores com a "Rota do Ouro" ?

A rota de ouro ensina três exercícios para alcançar a fidelização do cliente. Primeiro: construir um cenário e colocar a empresa num ambiente aberto e amplo para enxergar coisas que habitualmente não enxergaria. Depois é preciso definir um foco. Não dá para atender todos bem, é necessário escolher um conjunto de clientes com o qual vai se trabalhar com excelência. O passo seguinte é o relacionamento. Relacionar com o cliente diariamente, estreitamente. Em resumo: na rota do ouro, a visão do líder está voltada para o mercado. Portanto , o que Lucas tentava mostrar para os seus colaboradores era o jogo certo do mercado.

02.Quando é que Lucas começa a perceber o significado de uma "empresa única" ?

Trabalhando com o conceito do Sr. Guedesda empresa de corpo, mente e alma, Lucas assim percebi que com os conceito do Sr. Guedes que é preciso valores para definição do propósito para orientação dos funcionários e da valorização dos clientes. Uma empresa não se torna única centrando sua atenção ao 'corpo', que é o seu lado visível, tangível, no qual é parecida com as outras: os produtos se equivalem, os processos produtivos são semelhantes. É na alma e na mente que uma empresa se distingue das demais. A alma está ligada à constituição de uma equipe de alto desempenho, que tenha uma carta de valores próprios. Já a mente está vinculada à relação com o cliente e o mercado. A singularidade da empresa depende da maneira como ela define sua estratégia, seu foco de atuação e suas competências.

03.Qual a análise de Soraia diante das incoerência viscerais nas empresas ?

Soraia indignava-se com muitas contradições nas organizações, com predominância de controle, a norma e o rigor os procedimentos. Ela queria idéias, mas sem abrir mão do controle. Soraia analisava a incoerência viscerais das empresas como um peça teatral, ou seja, termos o discurso da competividade, por exemplo, contradiz com o discurso da cooperação.

04.Defina: Visão, propósito, missão e foco na empresa Firec ?

A empresa Firec não tinha umavisão , missão e propósito definitivo , pois cada um tinha uma imagem diferente, ou seja, sem propósito promissores. Os principais responsável da Firecvisavam o lucro, que tudo era o ''ativo'' menos ''passivo'', faturar, faturar, diminuir despesas, chegando a demitir pessoas, tornando assim a empresa desmotivada e entrando no jogo errado, empresa sem vida, sem alma, sem propósito, missão e visão não poderia da resultados satisfatório para o crescimento da empresa Firec.

05.Qual a definição feita por Gilton sobre o cliente? Como a Firec se relaciona com seus clientes?

Gilton definia que o cliente representava o potencial. É o presente, mas também o futuro. Construir o futuro da empresa juntamente com o cliente, é que faz parte do futuro do negócio. O cliente segundo Gilton é para ser tratado como parceiro, uma ligação afetiva, e não mera mercantil. Na Firec os clientes eram tratados como item de carteira de pedidos, como um número de ordem de produção ou de nota fiscal, um item em relaçãodos adimplentes e inadimplentes, portanto, um dado estatístico.

06.O que quer dizer no livro "Empresa Única"? Que tipo de pessoas lideram essa empresa?

Empresa única é liderada por pessoas que enxergam o mercado, os clientes, as oportunidades, a equipe e os resultados de maneira diferente.Empresa única é aquela que torna a concorrência irrelevante. A empresa é diferenciada de tal maneira que os clientes a vêem como uma alternativa singular e não a troca fácil mente, mesmo quando o concorrente oferece preços menores. Empresa única é justamente o contrário das empresas comuns, é aquela que conseguiu um arranjo do negócio que aos olhos do cliente é especial.

07.Faça uma análise sobre a equipe de Lucas, definindo o perfil de cada um deles na empresa.

Tavares é o gerente comercial da Firec, com formação de diversos cursos de marketinge vendas, era de muito preconizar e pouco de ouvir. Busca resultados, esta pouco ligando com as pessoas, no fundo termia fracassar, busca status social e promoção salarial. Não chegou a se formar na faculdade de marketing

Aristides é gerente financeiro. Advogado e , talvez por isso, acompanha com facilidade as mudanças na legislação fiscal e tributária.Era ansioso e fumante inveterado, resguarda-se atrás de um humor irônico, que funciona também com um mecanismo de defesa por ter de lidar todos os dias com o centro de nervoso da empresa : o caixa

Soraia, psicóloga, é responsável pela área de recurso humanos, na verdade um departamento pessoal que , além dos apontamentos diários e do cumprimento da agenda trabalhistas, cuida também dos benéficos aos funcionários.

Ferreira funcionário que já havia trabalhado na empresa do pai de Luiz Otavio, é seu braço-direito. Pau para toda obra, Ferreira, ou seu Ferreira, como preferem chama-lo, tem como lei tudo o que patrão diz e comanda. É um capataz de fábrica.

Luiz Otaviosócio com Lucas da empresa Firec, dirige a fábrica com pulso forte. Aprendera com seu pai, também empresário. Pouco confiava e delegava. Possui uma disposição impar para o trabalho com energia e ambição na mesma medida.

08.Em que consiste os processos de qualidade, kaizen, 5S e ISSO 9000?

É um programa de qualidade onde a Firec investiu na década de 90. Consiste num programa5 Sque foi desenvolvido paraque todos se envolvesse com a organização interna, visandodisciplina , organização , limpeza , qualidade.

09.Analise o Ciclo da Sobrevivência e o Ciclo da Prosperidade nas organizações fazendo uma comparação na administração moderna.

O modelo de administração tradicional — baseado no organograma, hierarquia, controle e comando — se originou nas idéias de Taylor e é típico da era industrial. Mas essa era acabou. Estamos entrando em uma outra denominada 'era do conhecimento' ou 'era da informação.Ciclo da Sobrevivência e o Ciclo da Prosperidadetrata-se de dois ambientes onde as empresas podem viver. As empresas fazem a escolha: viver no ciclo da sobrevivência, (a maior parte das empresas fez esta opção), o qual acredita na escassez, vê o mercado como uma arena de guerra (você vai lá para matar ou morrer) ou como uma mina de recursos esgotáveis, onde ganha quem chegar primeiro. Aquele que vive no ciclo da sobrevivência busca manter, a ferro e fogo, a sua fatia de mercado ou tenta conquistar a do concorrente. É uma visão de luta, uma disputa inglória, onde são necessários controles de resultados, repetição de processos. Isto tudo está ligado a um jeito de pensar. Não é realidade. Mas torna-se uma realidade se for essa a crença. Todavia, existe um ciclo alternativo, onde as empresas únicas vivem. É o ciclo da prosperidade, onde o mercado é associado à idéia de abundância, há espaço suficiente para todos que souberem atuar.O controle é substituído pelo risco e a repetição pela inovação. A competitividade tão marcante no ciclo da sobrevivência dá lugar à cooperação no ciclo da prosperidade. É possível cooperar inclusive com o concorrente. Enquanto o ciclo da sobrevivência trata da probabilidade, o ciclo da prosperidade trata de possibilidades, ou seja, acreditar no mundo abundância onde tudo é possível.

10.O que Yukiko quer dizer para Lucas sobre "O Negócio Supremo" ?

Negócio Supremo para Yukiko era sua vida, era o principal projeto. Sua vida deve esta acima de tudo. Que era preciso estar interessado pela vida para aprender sobre ela. Yukiko comentar também que é preciso manter o equilíbrio, que seu trabalho contribuía totalmente em sua vida, pois algumas pessoas viam o trabalho como meio, não parte deum todo.

11.O que significa o "estoque de clientes" dividido por "colaboradores" em uma organização?

É o indicador de desempenho, mas para que esse índice seja avaliado e funcione é preciso a avaliaçãocomo a satisfação dos clientes, captação e fidelização de clientes com a qualidade de comunicação, grãu de motivação e índice de criatividade da equipe da empresa.

12.No livro Metanóia, de Roberto Adani, qual o significado de "Líder Educador" ?

Liderança é resultado de um Líder Educador. É um líder que ensina a empresa ser única, que influencia grande parte do comportamento como empresário e suas atitudes para com os funcionários, clientes, concorrentes, investidores, governo. Líder educador é a própria metanóia

13.Como identificamos esse profissional nas organizações?

Identificamos na suas atitudes de liderança , no espírito de desenvolver uma metanóia, que enxerga a empresa como viva, de corpo e alma. Que motiva os colaboradores internos,que entede o jogo do mercado e atende as expectativas dos clientes

14.Como você analisa a visão do senhor Kaiser quando ele diz que: "Parceria para mim é dinheiro em caixa" ?

Sua empresa era tudo em cima do lucro , o mais importante para ele era lucrar, não visavam o cliente como parceiros .

15.O que Jairo quer dizer mostrar quando diz que existem dois sistemas nas empresas: o técnico e o humano

Técnico abrange dados, informações, processos, normas e procedimentos. A equipe faz parte do sistema humano, irregular, errático, dependente de oscilações de humor, desejos e saúdes física e psicológica, de seus mebros.

16.O que Lucas aprendeu com Marcos, Jaime, Nelson, Gilson, José Carlos, Glauco, Soraia e Yukiko ?

Lucas aprendeu a desenvolver a metanóia, a desenvolver o negócio, que não se constrói uma empresa humana sem contribuir com a humanidade. Não se estabelece uma relação transparente e ética com o cliente, se não houver uma atitude também ética com o mundo ao seu redor, a sociedade. Essa concepção está muito presente em nossa filosofia de trabalho. Aprendeu a desenvolver uma empresa única, enxergando uma nova realidade, uma nova mentalidade.

17.O que quer dizer a palavra METANÓIA? Qual a sua ligação com o personagem Lucas?

Metanóia é desenvolver um pensamento superior sobre o mercado, os negócios, a empresa, o cliente, a liderança, a equipe. É entender que o negócio é uma maneira de contribuir para o mundo. Isso exige nova mentalidade, onde Lucas teve que aprender , viver uma nova realidade, jogar o jogo certo. Lucas teve que expandir a consciência e ver a empresa de forma sistêmica, orgânica, viva , inteira, dotada de corpo, mente e alma. Lucas passou por uma transformação.

18.No capítulo 34, qual a relação que o autor faz sobre "Compromisso e Equilíbrio"?

Compromisso implica dedicação e empenho para que alguma coisa ou alguém se desenvolva, é se superar e se renovar a cada dia, entregar-se completamente àquilo que a gente se determina a fazer. Fazer as coisas com amor, no amor fruto de uma decisão e de um compromisso assumido, assim vem o equilíbrio com diversos compromissos assumidos, seja do compromisso do cliente interno ou externo , na dedicação do trabalho, no propósito de vida.


Autor: ademar junior


Artigos Relacionados


Empresário! Por Que Mudar?

Como Fidelizar E Satisfazer Clientes

MÉtodos E AplicaÇÕes Do Planejamento EstratÉgico De Marketing

A Linguagem Do Cliente

A Qualidade Na Prestação De Serviço

Recursos Produtivos / Cadeias De Suprimentos

Amplie Sua Competitividade Através Do Atendimento