CÂNCER DE LARINGE / CABEÇA E PESCOÇO / Fonte INCA



A laringe é mais evidente nos homens na região conhecida como pomo de adão, e é ela que conduz o ar aos pulmões .O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 30% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na CORDA VOCAL e 1/3 acomete a LARINGE acima das cordas vocais.

SINTOMAS :Na história do paciente, o primeiro sintoma é o indicativo da localização da lesão. Assim, ODINOFAGIA (DOR DE GARGANTA),alteração na voz,DISFAGIA (dificuldade de engolir),sensação de 1 caroço na garganta ,e ocasionalmente dispnéia, e ROUQUIDÃO indica tumor .

FATORES DE RISCO: Há uma nítida associação entre a ingestão excessiva de ÁLCOOL e o vício de fumar, com o desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores,uso abusivo das cordas vocais e hábitos não saudáveis também. O TABAGISMO é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe.Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um SEGUNDO TUMORPRIMÁRIO na área de cabeça e pescoço.

TRATAMENTO: O tratamento dos cânceres da cabeça e pescoço pode causar problemas nos dentes, fala e deglutição. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a possibilidade de o tratamento evitar deformidades físicas e problemas psicológicos.O impacto da preservação da voz na qualidade de vida do paciente é importante, já que a laringectomia total (retirada total da laringe) implica na perda da voz fisiológica e em traqueostomia definitiva.
Entretanto, mesmo em pacientes submetidos à laringectomia total, é possível a reabilitação da voz através da utilização de próteses fonatórias tráqueo-esofageanas. Portanto adote hábitos saudáveis no seu dia a dia.Para cuidar bem de sua laringe,beba 2 litros de água por dia não gelada,evite falar alto,gritar e pigarrear. As manifestações psíquicas e comportamentaisno paciente com câncer de modo geral e também no de laringe são humor deprimido, ansiedade, irritabilidade,isolamento social,perda da auto estima,medo,fantasias,estresse psicorgânico,frustração,agressividade,negação,sensação de abandono,dependência,desconfiança,sensação de punição,insegurança,etc...

Suely Bischoff Machado de Oliveirasbischoff@itelefonica.com.br

Psicóloga CRP 06/8495

Psicóloga hospitalar/Psico oncologista

Pós grad.pelo Hosp.do Câncer A.C.Camargo


Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira


Artigos Relacionados


Câncer De Pele

Câncer De Próstata

CÂncer De EsÔfago / Aparelho Digestivo / Fonte Inca

CÂncer De OvÁrio (fonte Inca)

Câncer De Mama

Câncer Da Tireóide /cabeça E Pescoço Fonte Inca

Hepatoblastoma