A Revolução na Educação Brasileira - Final



A revolução na educação brasileira

Parte III

Terminado o estágio e agora com um certificado reconhecido internacionalmente. Partiu para novos desafios. Ele agora não era apenas umprofessor sem experiência, como o taxavam seus antigos colegas do Centro do Saber. Na bagagem profissional nada mais que: graduação em Letras – Habilitação Português/Inglês, pós-graduação em Linguistica Aplicada e Docência do Ensino Superior, Curso de Inglês intensivo oferecido pela Escola Novos Tempos, sediada no Brasil e Estados Unidos, experiência de ensino no Brasil e Estados Unidos, com passagem temporária também pelo Canadá e Nova Zelândia.

Depois de idas e vindas, altos e baixos, o professor Pedro Paulo é convidado por uma escola nos Estados Unidos para cursar gratuitamente o doutorado em Ciências da Educação, uma indicação de seu antigo diretor e amigo da Escola Novos Tempos.

No curso de doutorado, novas amizades, novas descobertas. A convite de um colega de curso, formam uma parceria para uma nova empreitada. A criação do primeiro Centro Internacional de Educação a Distância – CIEA – dentre os cursos oferecidos está o de Psicologia Aplicada a Educação. Após quase dez anos nos Estados Unidos, agora doutor em educação e empresário renomado decide voltar ao Brasil e visitar a antiga escola Centro do Saber. Para isso, recebe todo incentivo e apoio de seus colegas do CIEA.

De volta ao Brasil, o professor Pedro Paulo, assim gostava que o chamassem, faz uma visita ao Centro do Saber. A sala de reunião é a mesma. Tudo no mesmo lugar, umas poucas mudanças no quadro de pessoal.

Ansioso para contar tudo o que descobrira, procura o professor Jonas e a professora Matilde da Glória. Fala-lhes das muitas descobertas e que estaria disposto a ajudá-los. Aproveitando a ocasião da reunião naquele dia fala a um número aproximadamente de 22 professores. Que decepção! Eles não deram crédito ao doutor Pedro Paulo. Na verdade, riram-se dele. Não valorizaram todo seu aprendizado.

Ainda desejoso de ajudar, resolve procurar o diretor. Este convoca reunião com todos os professores para a próxima quarta-feira em que permitiria que Pedro Paulo fizesse uma exposição de motivos.

Desta vez, mais eufórico e enfático. O doutor Pedro Paulo faz uma exposição bem ordenada de tudo que descobrira e das novas possibilidades para o ensino. Em sua fala ele deixa bem claro que a educação virtual, em pouco tempo, dominará o mercado educacional e quem não estiver preparado, simplesmente deixará de ensinar, perderá definitivamente o seu espaço.

Gargalhadas sonoras ecoam por toda a sala. Parece até umcôro musical ensaiado para aquela ocasião. Outra grande decepção sofrera o humilde professor Pedro Paulo, que jamais ostentou o título de doutor.

Em seguida, o diretor o rejeita e o critica. Isso é coisa dos Estados Unidos. No Brasil, jamais a educação presencial deixará de existir. Sempre foi assim. Por que razão haveria de mudar. Faça-nos o favor, professor Pedro Paulo, de não mais nos ocupar com essas teorias tolas. Por favor, deixe-nos em paz. Você não serve para trabalhar conosco.

Com o coração dolorido por não poder ajudar aos seus antigos colegas de profissão, o doutor Pedro Paulo volta em definitivo para os Estados Unidos onde retoma suas atividades no CIEA. Desta vez, é recebido com bastante cortesia.

O tempo passa e a cada ano o CIEA vai ganhando mais espaço no cenário mundial, ou melhor, virtual. Em quase toda parte do mundo se ouve falar no CIEA. O doutor Pedro Paulo torna-se conferencista internacional e diretor-presidente do CIEA, sendo constantemente convidado para ministrar palestras em praticamente todas as grandes metrópoles internacionais.

No Brasil, o governo começa a aderir ao sistema de ensino virtual. Muitas escolas particulares já disponibilizam cursos cem por cento online. Novas tecnologias de informatização são implantadas. A cada dia o número de computadores interligados à grande rede virtual aumenta. O Intercâmbio entre escolas de diferentes nacionalidades cresce a passos gigantescos. A língua portuguesa, devido ao avanço da tecnologia informatizada no Brasil, passa a ser o primeiro idioma mais falado no mundo. Praticamente, em todo parte tem alguem que domina o nosso idioma. Cursos em Língua Portuguesa são oferecidos a todo o mundo. A formação de professores passa a ser a grande preocupação e investimento do governo brasileiro. Ser professor no Brasil, representa agora status internacional. O menor salário pago a um professor, no Brasil, ultrapassa a cifra de 50 mil reais. O professor passa a ter tratamento com honraria.

Estes são os novos tempos. Ano de 2030 em que a tecnologia de informação propagou o Brasil aos quatro cantos do mundo. Somos referência mundial em educação e informatização. Somos um país que impõe respeito lá fora e orgulho de nossa gente.

O CIEA – Centro Internacional de Educação a Distância tem sua sede transferida para o Brasil. Seu diretor-presidente continua sendo o doutor Pedro Paulo. Sua força de vontade, seu dinamismo, e, principalmente, seu amor ao semelhante o tornaram um líder de referência internacional. Convidado a ser Ministro de Educação do Brasil, assim o respondeu: "Em nosso país temos gente nova muito mais capaz que eu, demos, portanto, preferência a esses novos talentos".

Ah! Você quer saber o que aconteceu ao Centro do Saber? Como fora previsto pelo doutor Pedro Paulo, deixou de existir. Em seu lugar fora criado um museu que retrata a história de um povo que não estava preparado para as mudanças. O guardião desse museu é o antigo professor Jonas. A servidora de limpeza é..., sim, a ex-professora Matilde da Glória. Quanto ao senhor diretor, dizem que ele mora de favor em um asilo para velhos. Ainda está lúcido, mas muito deprimido, acreditando que o antigo sistema de ensino vai voltar.

Rivaldo Neri

Graduado em Letras, radialista e professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal, desde 2002.

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Autor: Rivaldo Neri


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