A Cultura Escolar No Brasil: Os Velhos E Novos Paradigmas



Este século entrará para a história da humanidade como o século dos avanços tecnológicos, científicos, sociais e políticos. Nunca, em tão pouco tempo, a humanidade progrediu de forma tão intensa como fizera nestes últimos cem anos.  A grosso modo, pode-se afirmar que todos os aspectos da vida social sofreram influências destes avanços. Decorre deste fato que todos os paradigmas sociais até o presente momento edificados devam ser levados à reflexão, no intuito de que as tomadas de decisões, de agora em diante, venham ser efetivadas de tal forma que sejam consentâneas para que o desenvolvimento técnico-científico e o desenvolvimento social caminhem em direção a um pré-determinado ponto de convergência: o progresso humano.

Dentro deste panorama histórico-social, encontram-se a escola que enquanto instituição formal responsável pela Educação, deve discutir e re-direcionar seus objetivos reestruturando-se, ou, caso contrário, incorrerá sob o pesado ônus do anacronismo.


Autor: Wagner Martins Pinchemel Amorim


Artigos Relacionados


A Função Da Escola E Da Educação

Algumas Considerações Sobre A Educação No Brasil

Engenharia Clínica: Um Passo Rumo à Acreditação Hospitalar

A Ética Docente Como Influência No Ensino – Aprendizagem De Crianças Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Pensamenteando...

A Bioética Na Saude

RelaÇÕes Interpessoais