Inclusão: Realidade Ou Utopia?



Muitas crianças são vistas como objetos pela escola, e não como sujeitos autônomos, capazes de construir uma nova realidade, que visa incluir todas as pessoas, as quais foram excluídas da sociedade, seja pelo padrão doentio de beleza ou pela ditadura de um ser humano perfeito.

A escola tem mutilado os pensamentos dos alunos, arrancando suas características pessoais e engessando suas mentes; com pensamentos hipócritas e discriminatórios. É preciso dar um basta nisso, e começar a mudar as realidades inumanas, que se estabeleceu em nossa nação. Para mudarmos de vez, precisamos incluir as pessoas com necessidades educacionais especiais, que tem uma historia de descaso por parte de nossas autoridades. Temos que entender, que essa inclusão não é feita da noite para o dia, mais que é um processo de conscientização da sociedade como um todo.

A inclusão dos portadores de necessidades educacionais especiais na escola é algo essencial à educação, mas é preciso ser feita de maneira correta, porque nem todos podem estar na escola, ou estão preparados para nela estar, por não terem capacidade fisiológica. Esse é um assunto muito discutido por alguns especialistas da educação especial, que buscam uma maneira eficiente de incluir todos as crianças e jovens que possuem alguma necessidade educacional especial.

Alguns educadores fazem com que os “deficientes” sejam pessoas dignas apenas de piedade, quando na verdade, precisam ser vistos como sujeitos que tem o poder de interferir no mundo em que estão.

Não poderíamos ter um ambiente mais propicio para tal processo de conscientização, do que a escola. Pois será por meio dessa interação entre crianças, que construiremos uma nação mais justa e igualitária, onde todos juntos aprenderão a conviver e a se respeitarem. Respeito que é sonhado por todos nós, que esperamos construir um novo amanhã, mais digno.

Mas palavras bonitas e sonhos sem ações, não mudam nada. Então para embasar essa mudança, é preciso conhecer a lei, que garante a todos os portadores de necessidades educacionais especiais uma educação de qualidade. A LDB assegura uma escola que se adapta aos alunos, que conheçam quais são os seus anseios e necessidades, para que eles estejam preparados para a vida, para que seus conhecimentos aprendidos na escola não sejam mortos, mas sim eficazes para sua realidade existencial.

O assunto é fundamental, para ser discutido por todas as pessoas envolvidas com a educação, e que busquem uma nação com menos desigualdade social, oportunidades para todos, uma educação que priorize o ser e não ter e uma realidade igualitária. A inclusão é acima de tudo a transformação da pratica pedagógica  de todos os profissionais de educação.


Autor: José Wellington Gomes de Jesus


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