Relações Interpessoais, Disciplina E O Processo De Aprendizagem: Um Estudo De Caso 1



AQUINO, Ana Cristina de Aquino 2
COIMBRA,Igor 2
BOSSONI, Flávia Dionisio 3
SOUZA, Ana Paula 4

Resumo

Este estudo de caso teve por intenção observar, descrever e compreender a maneira como se manifestam às relações de ensino e aprendizagem. Na realização desse trabalho observamos uma turma do Ensino Fundamental composta por 34 alunos, com idades entre 11 e 12 anos, no período vespertino do Colégio de Aplicação da Univali. Foram realizadas 32 horas de observação por meio de protocolos. Na relação professor-aluno algumas problemáticas surgiram: Como aprendemos? O que a aprendizagem tem haver com o desenvolvimento? O homem, tanto na condição de aluno quanto na condição de professor, é sujeito da relação.

Como está a relação professor aluno da turma de 5ª série?Os alunos rotulam uns aos outros, e com isso limitam as oportunidades do outro se desenvolver, participar, inseri-se no grupo. E, com isso, surge um novo questionamento, como é que o grupo interfere no desenvolvimento de um único sujeito? O desenvolvimento do aluno, dentro e fora da instituição de ensino, se baseia na relação que ele estabelece com a escola, alunos e demais componentes da comunidade escolar. Analisar o modo de pensar e agir, ensinar e aprender nos possibilitou a compreensão como a aprendizagem influencia o desenvolvimento. Através desse estudo de caso identificamos como resultado parcial, que a aprendizagem se processa no ambiente de relações intra e inter pessoais que é a sala de aula e que o grupo interfere na construção da identidade do indivíduo.

Palavras-chave: relação professor-aluno, ensino-aprendizagem e construção de identidade.

Abstract

This study of a case had by intention to observe, describe and to understand the way that the relation of teaching-learning is shown. In the developing of this work we observed an Elementary class that is composed by 34 students, with the age between 11 and 12 years-old in the afternoon at Colégio de Aplicação da Univali. It was accomplished 32 hours of observation by previously set means. In the relation teacher-student some question problems came along: How do we learn? What does the learning has to do with the developing? The man, as much as in the condition of student as in teacher s, is the person from the relationship, how s the relation teacher-student from the 5th grade students? The students label each other, and with this they put limits in the opportunities of the other to develop, join, be part of the group. And with this turns out a new questioning, how does the group interfere in the developing of one single student? The development of the student, in and outside the teaching institution is relied in the relation that he establishes with the school, students and any other person that is part of the school community. To analyze the way of thinking and acting, teaching and learning gave us the comprehension from what learning has to do with development. Through this study of case, we identified as a partial result, that the learning processes itself in the relation environment with and through people that is the classroom and that the group interferes in the construction of the individual s identity.

Keywords: teacher student relationship, teaching-learning and identity building.

1 Artigo apresentado como requisito para disciplina Prática Docente: Projetos Integrados 2º Período,do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, sob a orientação da Profª Msc. Cíntia Metzner de Souza, 2006.2.

2 Acadêmicos do Curso de Letras

3 Acadêmica do Curso de História

4 Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas


Autor: Ana Paula Souza


Artigos Relacionados


Harmonia

Angústia

Dia Das MÃes (peÇa De Teatro Infantil)

About Me

Mais Uma Canção

Sem Querer Querido!

Presos Ao Tempo... Questionamos