Relações Interpessoais, Disciplina E O Processo De Aprendizagem: Um Estudo De Caso 1
COIMBRA,Igor 2
BOSSONI, Flávia Dionisio 3
SOUZA, Ana Paula 4
Resumo
Este estudo de caso teve por intenção observar, descrever e compreender a maneira como se manifestam às relações de ensino e aprendizagem. Na realização desse trabalho observamos uma turma do Ensino Fundamental composta por 34 alunos, com idades entre 11 e 12 anos, no período vespertino do Colégio de Aplicação da Univali. Foram realizadas 32 horas de observação por meio de protocolos. Na relação professor-aluno algumas problemáticas surgiram: Como aprendemos? O que a aprendizagem tem haver com o desenvolvimento? O homem, tanto na condição de aluno quanto na condição de professor, é sujeito da relação.
Como está a relação professor aluno da turma de 5ª série?Os alunos rotulam uns aos outros, e com isso limitam as oportunidades do outro se desenvolver, participar, inseri-se no grupo. E, com isso, surge um novo questionamento, como é que o grupo interfere no desenvolvimento de um único sujeito? O desenvolvimento do aluno, dentro e fora da instituição de ensino, se baseia na relação que ele estabelece com a escola, alunos e demais componentes da comunidade escolar. Analisar o modo de pensar e agir, ensinar e aprender nos possibilitou a compreensão como a aprendizagem influencia o desenvolvimento. Através desse estudo de caso identificamos como resultado parcial, que a aprendizagem se processa no ambiente de relações intra e inter pessoais que é a sala de aula e que o grupo interfere na construção da identidade do indivíduo.
Palavras-chave: relação professor-aluno, ensino-aprendizagem e construção de identidade.
Abstract
This study
of a case had by intention to observe, describe and to understand the way that
the relation of teaching-learning is shown. In the developing of this work we observed
an Elementary class that is composed by 34 students, with the age between 11
and 12 years-old in the afternoon at Colégio de Aplicação da Univali. It was
accomplished 32 hours of observation by previously set means. In the relation teacher-student
some question problems came along: How do we learn? What does the learning has
to do with the developing? The man, as much as in the condition of student as
in teacher s, is the person from the relationship, how s the relation teacher-student
from the 5th grade students? The students label each other, and with this they
put limits in the opportunities of the other to develop, join, be part of the group.
And with this turns out a new questioning, how does the group interfere in the developing
of one single student? The development of the student, in and outside the teaching
institution is relied in the relation that he establishes with the school, students
and any other person that is part of the school community. To analyze the way
of thinking and acting, teaching and learning gave us the comprehension from what
learning has to do with development. Through this study of case, we identified as
a partial result, that the learning processes itself in the relation
environment with and through people that is the classroom and that the group
interferes in the construction of the individual s identity.
Keywords: teacher student relationship, teaching-learning and identity building.
1 Artigo apresentado como requisito para disciplina Prática Docente: Projetos Integrados 2º Período,do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, sob a orientação da Profª Msc. Cíntia Metzner de Souza, 2006.2.
2 Acadêmicos do Curso de Letras
3 Acadêmica do Curso de História
4 Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas
Autor: Ana Paula Souza
Artigos Relacionados
Harmonia
Angústia
Dia Das MÃes (peÇa De Teatro Infantil)
About Me
Mais Uma Canção
Sem Querer Querido!
Presos Ao Tempo... Questionamos