Pare de Murmurar



Afinal, o que quer dizer "murmurar"?

Murmurar, segundo o Dicionário Aurélio:

- Dizer mal; maldizer; conceber mau juízo;

- Falar (contra alguém ou algo); criticar;

- Conversar, difamando ou desacreditando;

- Produzir murmúrio ou sussurro; sussurrar;

- Censurar ou repreender disfarçadamente e em voz baixa;

- Soltar queixumes; lastimar-se em voz baixa; resmungar.

E o que nos leva a murmurar?

- A ansiedade;

- A falte de fé;

- Falta de sabedoria;

- Falta de esperança (esperar com paciência);

- Falta de conhecimento da Palavra de Deus.

Vamos entender o que acontece quando murmuramos:

- Quando começamos a murmurar é sinal de que estamos duvidando de Deus;

- Quando murmuramos é porque a nossa fé esta fraca;

- Quando murmuramos, deixamos de dar bons testemunhos, como cristãos;

- Quando murmuramos damos brecha para o inimigo, e é isso que ele quer;

- Quando murmuramos saímos da presença de Deus, pois Sua Palavra nos diz claramente a respeito disso e definitivamente não agrada a Deus.

Pois bem, muitas vezes quando as coisas não saem do jeito que queremos e não entendemos o propósito de Deus, começamos a reclamar e é aí que erramos, pois reclamar não vai resolver o problema, não é dessa forma que receberemos a vitória.

Lembremo-nos do povo de Deus que passou quarenta anos no deserto por causa da murmuração.

Tem gente que murmura por costume, já esta acostumada a reclamar de tudo, e de todos, nada está bom para ela.

Geralmente quando murmuramos nos esquecemos que o Deus que servimos é capaz de fazer muito mais do que pedimos, ou pensamos. (Ef. 3.20).

Deus sabe das nossas necessidades e o que é melhor para nós, não adianta reclamar, acredite, reclamar não é a solução.

Deus tem o melhor e se alguma coisa não deu certo é porque Deus não quis assim, pois tudo o que acontece é permissão de Deus, nada acontece sem a devida permissão de Deus.

A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro que está na frente, sempre quer provar que o outro está errado e ele está certo.

Geralmente todo murmurador é invejoso, ciumento e não tem o louvor do Senhor na sua boca.

A sua vida inteira é levar o outro a ouvir o que ele não foi capaz de chegar para a pessoa certa e falar, tudo o que sente contra ela, não é capaz de ser transparente.

Apenas procurar falar por trás, procurando se juntar com outros que são murmuradores para falar mal contra alguém e até mesmo contra Deus. No fundo ele está exteriorizando a sua frustração.

Não se engane, o caminho da murmuração é a perdição e ruína. É semente do próprio demônio que semeia no coração daquele que não quer ser humilde e não se dobra ao louvor, à adoração.

Troque a murmuração pelo louvor, pela adoração! Tome posse destas palavras que Deus, neste momento, deseja lhe falar no coração: Não persistais em viver como os pagãos. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras (Ef 4.17,22). Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,23-24).

A murmuração é uma declaração de insatisfação para com Deus. A murmuração quase sempre descamba numa reclamação contra Deus. Revela o baixo nível da espiritualidade do murmurador, sua falta de gratidão, sua falta de respeito, sua falta de sabedoria, sua falta de fé.

Quando murmuramos, nós estamos dizendo a Deus que não concordamos com Ele, que Ele é injusto em permitir que determinadas coisas nos aconteçam, que Ele não se importa conosco, assim como os discípulos afirmaram no barco: "Não te importa que pereçamos!"

A murmuração, além de não resolver só agrava o problema, e é uma declaração antecipada de derrota. É uma afirmação de incredulidade.

Podemos nos alegrar, igualmente, quando nos encontramos diante de problemas e lutas por sabemos que tudo isto é bom para nós - ajuda-nos a aprender a sermos pacientes. E a paciência desenvolve em nós a força do caráter, e nos ajuda a confiar mais em Deus cada vez que a utilizamos, até que finalmente a nossa esperança e a nossa fé fiquem fortes e sólidas (Rm. 5. 3 e 4).

Entregue a sua vida aos cuidados do Senhor, nós sabemos que muitas são as nossas aflições, mas o Senhor nosso Deus tem poder para nos livrar, para salvar e libertar.

É difícil também não ficarmos ansiosos, é muito difícil, mas devemos descansar em Deus e confiar, basta confiar, nesse Deus que tudo pode.

Nunca duvide do poder de Deus, é justamente em circunstâncias difíceis que percebemos como é grande o poder de Deus, para sua honra e glória.

Nunca duvide do amor de Deus, o amor de Deus por você é incondicional. Ele o amará em todas as circunstâncias.

Nunca murmure diante de Deus, quanto mais você murmurar, mais demorará a libertação de Deus para sua vida.

Sempre escute a voz de Deus, preste atenção no que Deus está falando, através das pessoas, da Bíblia, das circunstâncias.

Finalmente, a murmuração não aperfeiçoa o nosso caráter, nem nos faz crescer.

Autor: João Placoná


Artigos Relacionados


Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Dai Graças As Coisas Que Já Possui

A Justiça Do Reino De Deus

Esperando Pelo Tempo De Deus

Reformadores Do Pentateuco

Jesus Me Ama

Por Quê? - Eis A Questão