As Potencialidades das Plantas Medicinais



 HISTÓRIA DO USO DAS PLANTAS MEDICINAIS

A utilização das plantas para fins medicinais é tão antiga quanto a própria humanidade,sendoa forma mais usual de tratamento até o século XVIII.Os antigos sacerdotes egípcios já empregavam as plantas medicinais como forma de tratamento, assim como os gregos e romanos. As culturas chinesa e indiana, desde a antigüidade, vêm aproveitando os benefícios das plantas medicinais, Na China , por exemplo, os vegetais são tão fundamentais nos cuidados com a saúde que muitas escolas ensinam a utilização das plantas e há dispensários com exemplares desses medicinais em quase todos os hospitais.


Na Idade Média os monges e os habitantes locais tinham o seu próprio jardim onde eram cultivadas essas plantas curativas.A Europa foi enriquecida com a contribuição do oriente Médio, incorporando na tradição do Novo Mundo espécies de grande importância como a Lobélia, Cáscara Sagrada, Sassafrás, Quina e Coca. O aumento da popularidade e da influência da medicina convencional ocasionou um declínio na terapia com base nas plantas medicinais, mas, no início do século XX houve um aumento significativo do interesse mundial pelas plantas medicinais, com reconhecimentode suas potencialidades. A Organização Mundial de Saúde calcula que as terapias que utilizam as plantas medicinais, hoje, são de três a quatro vezes mais utilizadas do que a medicina convencional.

O QUE É FITOTERAPIA?

A Fitoterapia é uma terapia que se utiliza apenas de fontes naturais, pesquisando os componentes ativos das plantas. Os Fitoterapeutas consideram a pessoa doente como um todo, e não se preocupam apenas com o sintoma, embora seja dado ênfase a este em muitos casos. As plantas medicinais são prescritas para diversos tipos de doenças, inclusive as crônicas, como artrite, osteoporose, doenças de pele, enxaquecas...


As plantas medicinais têm origem na matéria vegetal, mas não são tão inofensivas quando aparentam. Podem ocorrer os mais diversos efeitos colaterais, sendo indispensável uma consulta com um Fitoterapeuta que tenha, além de grande conhecimento, bom senso na utilização dessa terapia.É preciso ter conhecimento da composição química das diversas espécies vegetais, dos componentes ativos das plantas, para que o tratamento seja seguro e eficaz.

COMO É O TRATAMENTO?

Na consulta o Fitoterapeuta fará muitas perguntas sobre a história clínica, hábitos alimentares, nível de estresse, atividades físicas, estado de saúde no momento, até chegar a uma medicação adequada, que pode ser uma tintura, loção, pomada ou ungüento à base de plantas. As receitas são alteradas nas consultas posteriores, de acordo com a evolução do tratamento.


 Vale ressaltar que os remédios à base de plantas atuam bem mais lentamente do que os medicamentos convencionais, por serem menos concentrados, sobretudo no caso de doenças crônicas. Porém, quando as plantas começam a intensificar as defesas naturais do organismo, o cliente se sente bem melhor rapidamente. Além de aliviar dores e auxiliar na cura de doenças específicas, as plantas medicinais devolvem a vitalidade da pessoa, sendo consideradas por muitos como precursoras da farmacologia moderna. Os produtos à base de plantas medicinais são vendidos nas farmácias e lojas de produtos dietéticos sob as mais variadas formas, como pomadas, loções, ungüentos, óleos, cápsula, tintura...

O QUE PODE SER TRATADO COM AS PLANTAS MEDICINAIS?

Ácido úrico

Acne

Afta

Alcoolismo

Alergia

Amidalite

Anemia

Angina

Anorexia

Artrite

Artrose

Asma

Azia

Bronquite

Cálculo biliar

Cálculo renal

Calvície

Cistite

Colesterol Alto

Cólica

Coriza

Depressão

Diabetes

Diarréia

Digestão difícil

Dor de cabeça

Dores musculares

Enxaqueca

Espasmo

Estômago(acidez/dilatação)

Estresse

Faringite

Fígado

Frigidez

Garganta

Gases

Gastrite

Hemorróida

Hepatite

Hipertensão

Impotência sexual

Intestino

Labirintite

Náuseas/vômitos

Menstrual(ausência/excesso)

Obesidade

Obstrução nasal

Osteoporose

Palpitação

Pânico

Pigarro

Pneumonia

Pressão baixa

Prisão de ventre

Reumatismo

Rinite

Rouquidão

Sinusite

Sistema Imunológico

Sistema Nervoso

Soluço

Suor excessivo

Tabagismo

Taquicardia

Tosse

Tensão pré-menstrual (TPM)

Úlcera

Urticárias

Varizes

Vertigem

Vesícula

E muito mais!

Contatos:

Telefone: (21) 3315-0645

E-mail: [email protected]
Sites: www.ombroamigo.net 


Autor: Marcia Sampaio


Artigos Relacionados


Riqueza Farmacológica

ImportÂncia Da PreservaÇÃo Das Plantas Medicinais Na RegiÃo De Riacho Das Vacas E Inb

Alimentos Criados

A Fotossíntese

O Medicamento Fitoterápico No Brasil

Opinião Sobre O Livro Fitoterapia - Tratado De FitofÁrmacos Y NutracÉuticos 2ª Ed. 2007

Pasma Imaginação