ENERGIA ALTERNATIVA PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, ECONÔMICO E AMBIENTAL



Eliana de Freitas Pessoa
Elizangela Pereira da Silva
Keyla Raffaelly G. Teixeira
Estudantes de Engenharia Agronômica - UFPI

Na função da sociedade moderna, a energia é uma variável de total importância, não há muito o que pensar em crescimento e desenvolvimento, sem que esta matriz esteja inserida, só que os rumos tomados precisam ser revistos e certos conceitos já incorporado ao sistema vigente, e, que até então vistos como intocáveis, necessitam urgentemente de uma reformulação quanto a sua ação técnico-cientificos.

Neste paradigma podemos afirmar que um dos maiores saltos de progresso da humanidade foi sem dúvida nenhuma o domínio do conhecimento da geração de energia, pois a partir da mesma foi possível mecanizar trabalhos que antes eram meramente manuais ou simplesmente impossível pela ação única do homem. Podemos afirmar sem medo de errar que não existe desenvolvimento sem energia, esta premissa esta consolidada na formatação de desenvolvimento histórico da humanidade. Levar ao campo da discussão acadêmica o questionamento da produção e do consumo de energia elétrica alternativas, renováveis e de baixo impacto ecológico. Quantificar o quanto se produz, o quanto se consome. Qualificar quem produz e quem consome, e, a que nível. Mensurar economicamente e contabilmente os impactos ambientais e sociais da produção e do consumo, eis a questão.

Diante de um momento em que o Planeta Terra se encontra em crise, com o quase total esgotamento dos recursos naturais, entre outros fatores de degradação ambiental, causados pelo ser humano, pensar no sistema político que será mais adequado para esse contexto se faz necessário.
Está mais do que nítido que o Capitalismo, que defende a propriedade privada e a exploração das forças produtivas, vai de encontro às necessidades urgentes de preservação do meio ambiente. Isso sem levar em conta as desigualdades sociais existentes em um nível global.

Atualmente, a busca pelo regime ideal passa pela idéia de sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável, como alguns preferem adotar.

O ser humano, já nas primeiras civilizações, tem como objetivo principal na vida prosperar e possuir uma quantidade cada vez maior de riqueza e de bens. A cultura do acúmulo de riqueza e de um consumo cada vez maior de bens e serviços faz parte então dos costumes de qualquer sociedade e economia no mundo. O crescimento econômico é, desta forma, objetivo para qualquer economia ao redor do mundo e logicamente do Brasil.

Normalmente conceituado como aumento da produção, o crescimento econômico gera uma série de impactos negativos (p.ex: degradação) sobre os recursos naturais e ambientais. No longo prazo, estes impactos negativos podem estar levando a uma deterioração irreversível das reservas destes recursos, prejudicando desta forma o desempenho e a prosperidade das economias.

Autor: lily freitas


Artigos Relacionados


Carreiras Na Indústria Do Petróleo

A Vida Pra Valer A Pena...

A Igreja Do Senhor

Insuficiência Arterial Crônica Em Mpe

Uma Meta Impossível Ou Uma Oportunidade Para Entrar Na História

Aposentadoria Por Tempo De Contribuição

Festa De 15 Anos