Espírito De Guerrilha



A abertura maior do mercado para a entrada de multinacionais e as fusões de grandes grupos formando “gigantes” cria um sentimento de angústia nos empresários de pequenos empreendimentos que vêem a possibilidade de serem “esmagados”.

Como na história de Davi e Golias, a criatividade é a solução para se enfrentar os grandes problemas. Assim, os “pequenos” não devem se assustar com o tamanho dos “monstros”, mas é preciso sempre respeitá-los e estar atentos as suas ações, estudando seus pontos fortes e fracos, avaliando suas qualidades e defeitos, comparando essas mesmas características em seus pequenos empreendimentos, buscando identificar quais são as melhores possibilidades de enfrentá-los de maneira eficaz, alcançando resultados positivos.

"Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas."
Sun Tzu

É importante saber que “partir abertamente para a guerra” não é uma alternativa inteligente. O poder de fogo desses “grandes inimigos” é muito superior e seria uma grande estupidez acreditar que a vitória seria alcançada dessa forma. No planejamento estratégico, as ações devem assumir um espírito de guerrilha e os “pequenos” têm que aprender a usar os fatores que estão a seu favor, como velocidade para analisar informações e tomar de decisões, agilidade para adotar novas soluções e mudar posicionamentos, o maior conhecimento das preferências dos clientes, por manter relacionamentos mais próximos.

Na comunicação e propaganda, como a verba também é “curta” para fazer frente aos grandes e projetar uma campanha de impacto com investimentos nos grandes meios de divulgação tradicionais como TV, rádio, outdoor e jornal, a proposta é partir para soluções diferentes e adotar as “mídias alternativas”. Nesse momento também é preciso ter muita criatividade e inteligência para avaliar o que pode ser feito de melhor para se conquistar os efeitos esperados.

Administrar o pequeno negócio enfrentando os adversários como se estivesse numa guerrilha, tendo a visão para encontrar soluções inteligentes, faz a diferença de forças não ser mais tão temerosa e a surpresa ser a arma poderosa nesses duelos.


Autor: Bruno Gonçalves


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