Um Olhar Turistico Na Cidade De Brumado - Ba



A cidade de Brumado é a porta de entrada do semi-árido nordestino e durante todo o ano recebe um contingente significativo de turistas que vêm à cidade tanto em busca de lazer, como para realizar negócios.

O município começa sua “jornada turística” no mês de fevereiro com o Carnaval. Nesse período recebe pessoas de varias partes do país; Salvador, Recife, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, que vem em busca de uma festa de menor porte, mais calmo, pessoas que estão fugindo da violência das grandes cidades.

A alegria contagia a cidade e atrai principalmente muitos turistas dos municípios circunvizinhos. Durante quatro dias de festa, as praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza Meira se tornam espaços de muitos ritmos e de muita gente bonita. Esse evento garante o total funcionamento da rede hoteleira. No carnaval o movimento nas pousadas e hotéis é intenso, chegando a ser quatro vezes mais que os outros períodos do ano.

Em se tratando de hotel, a cidade dispõe de uma grande rede hoteleira, o que faz com que durante quase todo o ano Brumado receba pessoas que vão até a cidade pernoitar para seguir viagem no dia seguinte, e que também vão à busca da realização de eventos nestes hotéis.

Outro atrativo turístico do município é a indústria de mineração e refratários, como por exemplo, a XILOLITE, a IBAR e a MAGNESITA. Durante todo o ano essas empresas recebem pessoas, principalmente estudantes, que vem conhecer e visitar as mesmas, suas instalações, produção e história. A Magnesita é a empresa que atrai mais visitantes, notadamente empresários e pesquisadores interessados pela técnica e extração do minério.

Também se pode mencionar o turismo religioso, onde no centro da cidade destaca-se a igreja matriz do Senhor do Bonfim (homenagem ao padroeiro da cidade, o Bom Jesus), que possui um amplo espaço para acolher os fiéis. E ainda a igreja de São Cristóvão (protetor dos motoristas), que recebe a visita de muitas pessoas. Essas igrejas são caracterizadas pela grande atração, principalmente através das missas ao longo do ano.

O turismo histórico pode ser representado pelo Condado, local onde residiu a família fundadora do município (os Meiras), na chamada Fazenda Campo Seco, e que hoje pertence à Magnesita S/A. No turismo de belezas naturais, pode-se mencionar a Serra das Éguas, que disponibiliza uma visão geral da cidade, inclusive dá para ver o trecho baixo da bacia do Rio do Antônio. A Serra das Éguas (feição marcante na morfologia da região, minas com altitudes com mais de 1.000m e uma extensão de aproximadamente 18 km, por 10 km de largura). Sua forma é ovulada, ocupando uma área em torno de 124 Km². Outra atração é no trecho do município onde se encontra o rio de Contas, no distrito de Cristalândia e no povoado de Correias, onde passa o rio Brumado. Devido ao volume desses rios em certa época do ano, muitas pessoas visitam o lugar nos finais de semana.

Mas a principal atração na cidade é Praça Coronel Zeca Leite (Praça da Prefeitura), que circundada por bares e quiosque, é o mais importante ponto de encontro dos moradores e visitantes.

De um modo geral, pode-se notar que nos últimos anos deu-se um crescente aumento no turismo, tanto o turismo natural quanto o cultural e várias cidades se transformaram receptoras de turistas. Portanto Brumado não ficou de fora desse processo e a tendência é desenvolver cada vez mais seu potencial turístico.

Autor: Diogo Gawa


Artigos Relacionados


A Realidade De Salvador

O Turismo Da Terceira Idade Na Cidade De Balneário Camboriú / Sc

Roraima. Um Estado Em Desenvolvimento.

Grande Índio

‘paquetá’ E Os Seus Homônimos

Turismo E Patrimonio

Lagoa Nova: O Despontar Do Turismo Serrano No SeridÓ