CÂNCER DE ESTÔMAGO / APARELHO DIGESTIVO - Fonte INCA



O estômago é o órgão que vem logo após o esôfago, no trajeto do alimento dentro do aparelho digestivo. Suafunção é a de armazenar por pequeno período os alimentos, para que possam ser misturados ao suco gástrico e digeridos. É 2 vezes mais comum em homens do que em mulheres e costuma aparecer após os 40 anos O câncer de estômago se apresenta,sob a forma de três tipos: o ADENOCARCINOMA( tumor que se origina em tecido glandular), responsável por 95% dos tumores gástricos, o LINFOMA(é um tipo de câncer sanguíneo), diagnosticado em cerca de 3% dos casos, e o LEIOMIOSSARCOMA( câncer proveniente da musculatura).

EPIDEMIOLOGIA: 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos,e o pico de incidência se dá em sua maioria em homens, por volta dos 70 anos de idade.Dados estatísticos revelam um declínio da incidência do câncer gástrico, talvez pela ingestão de VITAMINA C ,que pode reduzir o número de bactérias que podem provocar o câncer,nos Estados Unidos e Inglaterra. A alta mortalidade é registrada na Costa Rica, Chile e Colômbia. O maior número de casos de câncer de estômago ocorre no Japão, onde encontramos 780 casos por 100.000 habitantes.

FATORES DE RISCO: Alimentação pobre em vitamina A e C, carnes e peixes,alto consumo de nitrato, alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados no sal ,má conservação dos alimentos,ingestão de água de poço, anemia,gastrite,metaplasia intestinal,infecções gástricas pela bactéria helicobacter pylori, fumantes, e pessoas que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidas a operações no estômago.

PREVENÇÃO: Vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, e não fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas.

SINTOMAS:Perda de peso, anorexia, fadiga, sensação de plenitude gástrica,náuseas e desconforto abdominal persistente,hematemese(vômito com sangue) .Massa palpável na parte superior do abdome, aumento do tamanho do fígado e presença de linfonodo (íngua) na região supra -clavicular esquerda (região inferior do pescoço) e nódulos periumbilicais indicam o estágio avançado da doença.

DIAGNÓSTICO: É difícil pois os sintomas são semelhantes aos da gastrite e da úlcera,daí a alta taxa de mortalidade. Dois exames para a detecção deste tipo de câncer: a endoscopia digestiva alta e o exame radiológico.
TRATAMENTO:A cirurgia de ressecção (gastrectomias) de parte ou de todo o estômago é a única chance de cura.Radioterapia equimioterapia são considerados tratamentos secundários.

ASPECTOS PSICOLÓGICOS:humor deprimido,ansiedade,irritabilidade,medo,estresse,agressividade,ideação suicida,etc...Assim o suporte psíquico é muito importante ao paciente,cuidador e equipe geral.

Suely Bischoff Machado de Oliveira
Psicóloga CRP 06/8495
[email protected]
Pós grad.pelo Hosp.do Câncer A.C.Camargo


Autor: Suely Bischoff Machado de Oliveira


Artigos Relacionados


Câncer De Pâncreas / Aparelho Digestivo

CÂncer De FÍgado / Aparelho Digestivo / Fonte Inca

CÂncer Anal/ Aparelho Digestivo

CÂncer De OvÁrio (fonte Inca)

Câncer De Próstata

Melanoma

Hepatoblastoma