O Garçom e o Consumidor
O garçom e o consumidor.
Há 10 anos estive em viagem em Natal/RN com minha esposa. Estava
hospedado em um hotel 3 estrelas, e durante a estadia um colega de viagem
me indicou um restaurante X, que era próximo ao hotel que bastaria perguntar na recepção. Assim o fiz em uma noite, e me deram prazo de 30 minutos
que o restaurante mandaria alguém nos buscar. Assim foi feito, chegando lá,
escolhei com calma o cardápio, fiz o pedido e depois de 20 minutos estava o
que havia pedido. O ambiente era agradável com música ambiente, com luz
discreta e piano bar. Ao término do jantar, fechei a conta e solicitei ao garçom
que aguardaria o meu translado. Passados 20 minutos, o garçom me trouxe a
conta e junto dele, um valor e me informou que o serviço do hotel para me
levar de volta demoraria em torno de 40 minutos, mas que eu não me preocupasse que já haviam chamado um táxi que já estava esperando. Fiquei deveras
encantado com aquele tratamento. Ao chegar no hotel, fiz o MKT viral e falei
para todos os hospedes que conhecia. Chegando de volta em casa, refleti sobre
a situação e então me lembrei de quando era criança, ia até a venda do seu Zé
para comprar o pão e o leite e no saquinho enrolado aquele papel de pão tinha
a seguinte frase: Servir bem, para servir sempre! Era o que seu Zé, a esposa
e um funcionário faziam. Atualmente estamos na era de Aquário, e também na
era do Marketing de relacionamento e mais precisamente na do consumidor.
No centro coorporativo, se fala muito em fidelização do cliente, de como
conquistá-lo, por sua vez o cliente como todos nós somos, andamos com o código de defesa do consumidor debaixo do braço, exigindo todos os nossos direitos, a mídia trabalha muito a nosso favor, contribuindo de forma constante.
Então acessamos mais e-mails, conectamos mais na Internet, usamos MSN, celular, no Fale Conosco desta ou daquela empresa. Uma coisa é óbvia : o mundo
mudou, as empresas, e principalmente o consumidor mudou! Atualmente esta-
mos cercados de mais informação e tecnologia mas mesmo assim, andamos mais
críticos e insatisfeitos, nesta relação de consumo podemos dizer simplesmente
que falta um detalhe: falta simplicidade! No rítmo frenético que vivemos podemos afirmar que, o garçom e o seu Zé tem juntos uma receita infalível:
sabem juntar a fome, com a vontade de atender bem!
Autor: laercio Silva
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