Coesão e Coerência
Leonor Lopes Fávero é pos-doutora pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot e professora titular de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Sua experiência é vasta na área de Língüistica, com ênfase em Teoria e Análise Lingüistica. Atualmente, é professora da Universidade de São Paulo na qual desenvolve projetos de pesquisa acerca da história e descrição da Língua Portuguesa e o processo de produção do discurso verbal.
Entre inúmeras publicações em livros e revistas especializadas na área de Lingüística Textual e Língua Portuguesa, está a obra Coesão e Coerência Textuais que aborda o tema como mecanismo auxiliar na produção de um discurso, seja ele oral ou escrito. Na tentativa de distinguir esses mecanismos, Fávero perpassa, através da conceituação de teóricos, por todos os elementos lingüísticos e suas funcionalidades que compõem o processo constitutivo do discurso através da análise de textos retirados da obra de autores como Carlos Drummond de Andrade e Luís Fernando Veríssimo, entre outros.
Através do exame desses dois fatores de textualidade, a autora propõe a construção textual levando em consideração o contexto situacional comunicativo que se objetiva, demostrando sua funcionalidade além dos parâmetros frasais. Para facilitar a abordagem, ela classifica, ordena a noção de coesão e coerência ratificando sua teoria de que o texto contém mais do que o sentido das expressões da superfície textual, pois incorpora conhecimentos e experiência cotidiana, atitudes e intenções.
Nessa perspectiva, coclui-se que os diferentes usos que fazemos da língua são frutos de nossas necessidades socias, ou seja, cada esfera da sociedade nos exige uma determinada competência discursiva (quer no âmbito da fala, quer no âmbito da escrita) que atenda essas demandas sociais. Neste sentido o acesso aos mecanismos constitutivos de um texto bem elaborado viabilizará o pleno desenvolvimento do domínio global desses usos.Uma vez conscientes de seu papel como seres atuantes da sociedade, reconheceremos que os suportes lingüísticos são de suma importância para um bom desempenho social.
Autor: Erika Pimentel
Artigos Relacionados
A Importância Da Linguagem Na Redação Forense
Escola, Variações Lingüísticas E Sociolinguística
A Variação Lingüística
Variação Linguística, Letramento E Prática Docente: (des)caminhos Para Um Ensino Mais Produtivo
Semântica E Pragmática Lingüística
Relato De Experiências Com Turmas De Ciências Contábeis (uel - 1997)
Estrangerismo: Enriquecimento Cultural Ou Invasão Impestinente?