É Pra Ontem



Comum nas empresas, a política de prazos “é pra ontem” promove atritos internos entre os funcionários de departamentos de vendas ou atendimento com o de produção, e externos, quando promessas feitas para os clientes não são cumpridas conforme combinado. Organização, planejamento e comunicação entre todos os envolvidos na prestação de serviços são fundamentais para se obter sucesso, visando atender os clientes com qualidade, compromisso e seriedade.

Para conquistar o respeito dos consumidores e desenvolver uma boa reputação é preciso assumir uma postura de trabalho que não comprometa o planejamento de produção, evitando acertar acordos de prazos que serão muito sufocantes para serem cumpridos, como em situações críticas que, caso ocorra algum problema durante o processo, não haja tempo hábil para resolvê-lo.

Prometer o “impossível” para um cliente tentando conquistá-lo pode ser um tiro pela culatra. Primeiro, porque o cliente pode ter o conhecimento do tempo que se leva para realizar o trabalho com qualidade, criando um juízo prévio de que o trabalho será feito na “correria”. Segundo, porque pode criar uma grande expectativa quanto a eficiência e agilidade do prestador de serviço e, se ocorrer algum atraso, a frustração será muito grande, maior do que por outros problemas que pudessem acontecer.

Contando com a colaboração do pessoal operacional, explicando a situação e as potencialidades de um cliente em prospecção, é possível superar várias dificuldades, contornando alguns casos complicados que, muitas vezes, podem ser estratégicos para o futuro do negócio. Mesmo assim é preciso entender que superação não significa milagre, e que prometer milagres para os clientes é um ato arriscado e irresponsável.

Assim, o melhor a se fazer é ser coerente, sempre expondo para o cliente as limitações existentes, alinhando suas necessidades com a capacidade de produção da empresa, buscando atendê-lo bem para cumprir, no prazo certo e com qualidade, o que foi combinado.

Autor: Bruno Gonçalves


Artigos Relacionados


Como Fidelizar E Satisfazer Clientes

Você Tem Jogo De Cintura?

Atendimento - Este Pode Ser O Seu Grande Diferencial

A Linguagem Do Cliente

A Qualidade Na Prestação De Serviço

Fatores Críticos De Sucesso No Empreendimento

A ImportÂncia Da ComunicaÇÃo Interna Na Secretaria Municipal De SaÚde De Oliveira