É Pra Ontem
Para conquistar o respeito dos consumidores e desenvolver uma boa reputação é preciso assumir uma postura de trabalho que não comprometa o planejamento de produção, evitando acertar acordos de prazos que serão muito sufocantes para serem cumpridos, como em situações críticas que, caso ocorra algum problema durante o processo, não haja tempo hábil para resolvê-lo.
Prometer o “impossível” para um cliente tentando conquistá-lo pode ser um tiro pela culatra. Primeiro, porque o cliente pode ter o conhecimento do tempo que se leva para realizar o trabalho com qualidade, criando um juízo prévio de que o trabalho será feito na “correria”. Segundo, porque pode criar uma grande expectativa quanto a eficiência e agilidade do prestador de serviço e, se ocorrer algum atraso, a frustração será muito grande, maior do que por outros problemas que pudessem acontecer.
Contando com a colaboração do pessoal operacional, explicando a situação e as potencialidades de um cliente em prospecção, é possível superar várias dificuldades, contornando alguns casos complicados que, muitas vezes, podem ser estratégicos para o futuro do negócio. Mesmo assim é preciso entender que superação não significa milagre, e que prometer milagres para os clientes é um ato arriscado e irresponsável.
Assim, o melhor a se fazer é ser coerente, sempre expondo para o cliente as limitações existentes, alinhando suas necessidades com a capacidade de produção da empresa, buscando atendê-lo bem para cumprir, no prazo certo e com qualidade, o que foi combinado.
Autor: Bruno Gonçalves
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