Quem são os culpados pela crise? Será que ela existe?



Nos últimos dias se tem ouvido falar em bancos quebrados, indústrias fechando as portas, empresários enxergando uma única forma de resolver a situação, demissão em massa dos funcionários.

Por quê? Qual o motivo? Redução no lucro? Afetando diretamente a classe A?

Será que o mundo ira retornar aos antigos costumes, a simplicidade?

O mundo, a partir da segunda guerra mundial, diversificou o costume, o desejo de consumir a favor da comodidade, revolucionado pelo papel do capitalismo. Será que este chaqualhao foi motivado intencional pelos poderosos ou pelas suas atitudes, planejando o desenvolvimento de novos produtos para mudar novamente os hábitos do planeta? Pois se o consumo exarcebado continuasse, os recursos naturais provavelmente não conseguiriam acompanhar toda a demanda, levando o planeta a um caos ou talvez a uma terceira guerra mundial, pela corrida dos recursos naturais, mas pelo contrario, as autoridades e sociedade estão cada vez mais envolvidas e preocupadas com questões ambientais, sociais e econômicos, com a continuidade da vida humana em nosso planeta.

Segundo nosso Presidente Lula, a culpa de toda essa crise é dos países desenvolvidos motivados pelo capitalismo, esquecendo do restante do planeta e do ciclo da economia, que atingindo aquele menos competitivo ou sem estrutura, achavam que venceriam a batalha nos negócios, mas esqueceram que nunca pode acabar totalmente com seus concorrentes, pois são pecas fundamentais na economia sustentável. Mas pode se notar que realmente os "poderosos" achando que se exterminando os menos favorecidos, venceriam a guerra, ate venceram, com recordes em lucros bilionários em 2008, executivos com elevadíssimos bônus, claro por sua competência em um cenário favorável, que sugaram todo o credito disponível no mercado gerando conseqüências sérias no andamento cíclico da economia, da sociedade em modo geral de consumo. Mas qual o objetivo? Será que realmente eles venceram? E agora, qual será a reação dos estados poderosos? Injetar dinheiro para os grandes falidos, ou irão atrás de países que já estão calejados de sofrer com as conseqüências capitalistas? Somos brasileiros e neste momento a solidariedade aos mais necessitados entra em cena. E como sempre, o otimismo da nação brasileira esta presente no dia-a-dia para superar mais esta pequena crise gerada por um pequeno grupo de pessoas que se acham ou se acharam donos do mundo, da sabedoria, do controle financeiro e ate de seus atos, mas o que se pode perceber e que não passaram de pessoas egoístas consigo mesmos.


Autor: Helio Sanches


Artigos Relacionados


Efeitos Da Crise Financeira Sobre A Economia De Roraima

Circuit Breaker

Água: Fonte De Vida

Desenvolvimento Sustentável: O Futuro Está Em Nossas Mãos

Crise

Com A Arma Na Mão

O Desenvolvimento Tecnológico, Globalização E Os Bancos