Aqua Dei - O Afogar do Pecado



A igreja protestante (nem toda) adota o batismo de João Batista (por imersão), pois "batismo" significa "mergulho", "todo o corpo deve estar coberto e envolvido pela água". O batismo é uma ordenança que deve ser cumprida pelo crente, por ela presta-se testemunho público de arrependimento dos pecados. O Batismo é uma metáfora visual da morte e sepultamento, quando a pessoa desce às águas e, de ressurreição, quando a pessoa sobe das águas; simboliza Cristo que morreu e foi sepuldado e que ressuscitou ao terceirto dia. O batismo de Cristo, aliás foi uma profecia de sua morte e ressurreição (Mateus 3; 13 a 17). Por isso, batizar-se indica compromisso com o reino de Deus e um estado de morte para o mundo (Colossenses 3; 3). Particularmente cremos que dificilmente uma pessoa que realmente tenha aceitado Jesus, não queira batizar-se, mas pode ser que alguém deseje esperar para selar seu compromisso com Deus; tal pessoa aliás, arrisca-se (Apocalipse 21; 8). Uma pessoa que se batiza na igreja protestante continua sendo pecador e, se não vigiar, se não se mantiver prudentemente distante do pecado, pode sim voltar a pecar, porque os hormônios (a carne) nos leva ao pecado e, apesar de "morto para o mundo", o batizado não é um defunto, pois precisa alimentar-se e divertir-se e seu organismo biologicamente ativo é sujeito a todas as tentações por que passam todos os mortais, inclusive o próprio Cristo quando esteve entre os homens. Ninguém pode obrigar a um filho a batizar-se, logo ele será "do mundo" se não tiver "nascido de novo" sendo ou não batizado. Por que? Porque não é o batismo que transforma o velho homem em "nova criatura", mas o evangelho, assim há diversas pessoas que não são batizadas e não são "do mundo", e infelizmente, há outras que se batizaram, mas que ainda são mundanas. Fiéis, por sua maioria católicos, procuram o renovar pelo batismo, a limpeza, não somente do pecado, mas também do passado em uma religião que para eles, era a errada, a  " adoradora de imagens", " formulante de heresias e mais heresias".
Grandes religiões protestantes buscam agrupar cada vez mais rebanhos, o povo carente de fé, da luz salvadora, que dá sabor a vida amarga, quando vivida no pecado.
Basta reconhecer que a nova vida dos fiéis batizados, não só pode ser vista como " fanatismo religioso", pois deixam de lado vários propósitos vividos, hábitos, e modos, como por exemplo, o trocar de uma bebida em um final de semana ( cerveja com os amigos ) para irem ao culto em salões tradicionalmente no bairro do seguidor, vizinho do bar, que o antes era o enxugar de seus problemas.
A purificação existe para quem quer ser purificado, e não para quem quer ser iluminado de uma hora para outra. A religião certa é aquela que conduz seus fiéis a caminhos estreitos, mas com visão larga.

Autor: Renan Antônio da Silva


Artigos Relacionados


O Cordeiro De Deus

Pecado

Finados E A Vida Eterna

O Chão

Livre ArbÍtrio.

Descrentes Do Crentes

Morrer...