Plano de Marketing Fator de sucesso para as organizações



Plano de Marketing Fator de sucesso para as organizações

Introdução

 

As organizações estão inseridas em um mundo globalizado onde as mudanças acontecem de forma rápida. As organizações para sobreviverem e terem sucesso é necessário desenvolver um Plano de Marketing bem estruturado e definido para se obter vantagem competitiva frente aos concorrentes.

O que é Marketing?

É a provisão de bens ou serviços que correspondam as necessidades dos clientes, envolve em descobrir o que o cliente quer, cria ou adapta um produto que corresponda ao que o cliente deseja e ao mesmo tempo visa o lucro para a organização.  

Juntar as capacidades da empresa e as exigências de seus clientes, o qual tem de ser flexíveis para alcançar equilíbrio no mercado devendo ser capaz de predizer os desejos dos clientes e do mercado esse processo de equilíbrio acontece num ambiente de marketing sempre mutável.

Planejar é uma das tarefas mais importantes é responsável pelo sucesso ou fracasso de uma empresa, e uma das peças chaves das estratégias de uma organização é sem dúvida o plano de marketing ele deve identificar as oportunidades de negócios mais promissoras para a empresa definir como inserir, conquistar e manter posições nos mercados de atuação.

Mas então o que é um plano de Marketing?

O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade e tirar o melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes. Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado, ou seja, ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso de seu negócio.

Segundo Philip Kotler, a utilização do plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, pois estas podem ser previstas com antecedência. Também é possível superar os concorrentes planejando produtos e serviços mais adequados aos desejos e necessidades dos clientes.(KOTLER,2002).

A reformulação de um Plano de Marketing é anual, e as variáveis a serem consideradas são baseadas nos 4P’s do marketing definidos pelo Prof. Jerome McCarthy, no início dos anos 60. Os 4Ps não foram propostos por Philip Kotler, como muitos pensam.

Os 4 P’s do Marketing:

As capacidades da empresa podem ser gerenciadas pela organização de marketing, podendo controlar os quatro elementos principais de operação de uma empresa o chamado “ Mix de Marketing”:

-          O produto vendido (Produto);

-          A política de preços (preço);

-          Como o produto é promovido (promoção);

-          Métodos de distribuição (praça).

 

 


Produto/Serviço:  Mais importante dos P’s é o ponto de partida para o sucesso consideramos aqui o produto como sendo um bem tangível (produto) ou intangível (serviço).. A vida de qualquer empreendimento é o que ela tem para oferecer ao cliente, o cliente compra sonho, qualidade, digo isso porque acredito que se o produto que você oferece atender as necessidades/desejos do cliente dificilmente ele migrará para a concorrência..

 

Preço é quanto o seu produto ou serviço vale para o consumidor. Para o seu negócio, o preço ideal de venda é aquele que cobre os custos do produto ou serviço e ainda proporciona o retorno desejado pela empresa. Analisando o quanto o consumidor está disposto a pagar, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com aquele vigente no mercado. os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos, como alcançar um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição, maximizar o lucro e assegurar sua própria sobrevivência.


Praça
é o segundo mais importante dos P’s diz respeito a como será a operacionalização do seu negócio, ou seja, como o produto será colocado a disposição do seu cliente. A localização e estrutura adequadas, canais de distribuição de seu produto ou serviço, relação com fornecedores serão determinantes para levar ao cliente o que ele necessita. O tipo do negócio determinará todos os aspectos relevantes a esse elemento. Pois preços todos podem abaixar, e em promoção todos podem investir. Para manter clientes fiéis, você precisa de tudo isso, mas um bom ponto de venda  servirá para fazer a diferença. O cliente que se sente bem em seu espaço físico, retorna sempre, e indica sua loja aos amigos.

Promoção tem a função de estimular a demanda relacionando serviços às necessidades e desejos de seus clientes. A informação que deve ser repassada deve basear-se nas necessidades de seus clientes e através dos corretos canais de comunicação. A chave do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor.

Para que a estratégia de marketing esteja bem feita e completa, é necessário considerar cinco elementos essenciais no planejamento: produto (e seu ciclo de vida); preço (cujo valor ideal é aquele que cubra os custos do produto ou serviço e ainda proporcione o retorno desejado pela empresa); praça (localização e infra-estrutura); promoção (estimulando a demanda); pessoas (comunicação e motivação dos colaboradores).

Um Plano de Marketing bem estruturado é preciso partir dos 4P’s e obedecer alguns critérios que farão com que o mesmo torne-se bem sucedido. As etapas de um Plano de Marketing são as seguintes:

 

Análise da Situação -Nesta etapa é a definição da estrutura de negócios da organização. A idéia aqui é representar o estado atual da organização, relacionando os processos internos e externos de negócio, a visão da organização, etc. Nesta fase é definida a formalização da visão,  dos objetivos estratégicos, composto pelo conjunto dos processos gerenciais, operacionais e de suporte que serão envolvidos na mudança.

Definir o Público-Alvo - A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja atingir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. É preciso determinar que segmentos ofereçam as melhores oportunidades para o seu negócio.

Oportunidades e Ameaças do Mercado –Após analisar a situação atual e definir o público-alvo, precisamos conhecer as oportunidades e ameaças que o mercado proporciona, pois administrar um negócio significa conhecer os ambientes interno e externo da organização, para que no Plano de Marketing constem as melhores alternativas para superar os desafios do mercado.

Análise da Concorrência – A análise da concorrência é uma questão fundamental para a formulação de um Plano de Marketing adequado à realidade do mercado atual e potencial em um setor de negócios. Nesta fase iremos identificar as fraquezas do concorrente para podermos potencializar e transformar em oportunidade para o nosso negócio.

Pontos Fortes e Pontos Fracos do Negócio

É fazer a análise SWOT ou FOFA. Identificar forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do negócio que você está inserido é fundamental para se obter vantagem competitiva. Obtendo estas informações lhe facilitará estabelecer metas e objetivos de Marketing a serem alcançados e seu empreendimento terá mais chances de obter sucesso.

Objetivos e Metas de Marketing - Aqui são definidas as metas financeiras e de marketing do plano em termos de volume de vendas, participação de mercado e lucro. Os objetivos devem ser traçados no intuito de indicar para onde a empresa deseja ir.

Estratégias de Marketing – Apresenta a abordagem ampla de marketing que será usada para atingir os objetivos do plano. Os objetivos definem para aonde se pretende ir, e as estratégias devem descrever os caminhos para se chegar lá, devendo ser consistentes com os recursos disponíveis.


Planos de Ação -  Deve conter especificados os planos de marketing para atingir os objetivos do negócio.Para implementar a estratégia de marketing é preciso traçar um Plano de Ação composto dos seguintes itens:

1. AÇÕES (O QUE)?

Identifica as atividades específicas a serem desempenhadas.

2. PERÍODO (QUANDO)?

Determina o prazo de execução de cada atividade.

3. COMO?

Define a forma que as atividades deverão ser executadas na seqüência apropriada e por ordem de prioridade.

4. RESPONSÁVEL (QUEM)?

Atribui responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade às pessoas mais indicadas.

5. CUSTO ESTIMADO (QUANTO)?

Levantados todos custos incluídos nas ações propostas, tais como custos de criação, confecção e envio dos materiais promocionais, custos de pessoal, entre outros. A verba de marketing varia de acordo com a realidade de cada negócio e deve ser contemplada a partir do faturamento da empresa.


6.Controles -descrevemos os controles para a monitoração do plano.

 Todas as ações que analisamos e que  fazem parte de um Plano de Marketing dar atenção a estas ações é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento, mecanismo que auxilia nas tomadas de decisões de Marketing e nas prováveis oscilações do ambiente, ajuda a visualizar o futuro e estabelecer alternativas para solucionar os possíveis problemas que poderão acontecer. Se realizado corretamente o Plano de Marketing e analisado seus requisitos obteremos muitas vantagens tais como: Aumento da integração de todas atividades de marketing, minimizar os efeitos das crises,  etc. Mas não podemos aguardar que o Plano de Marketing nos forneça todas as respostas prontas e obter sucesso.

Alguns planos fracassam e nem sempre por culpa de seus administradores ou do produto/ serviço que esta sendo comercializado e sim porque a análise e as informações apresentadas eram inadequadas impossibilitando sua viabilidade.  É importante destacarmos que o Marketing e a correta elaboração e aplicação do plano de Marketing é fator crítico para o sucesso , conquistando mercados e consumidores, e as  empresas que possuem setores de marketing devem contar com profissionais especializados, treinados e atualizados sobre as ferramentas mais modernas de marketing.

Para as empresas pequenas  que não possuem departamento especializado, uma consultoria de marketing é uma alternativa para definir estratégias gerais, rever conceitos. Muitas vezes, a falta de gestão em marketing influencia diretamente no sucesso das empresas. Uma consultoria de marketing tem seu preço, mas deve ser considerado um investimento e não mais uma simples despesa.

                 Este tema foi abordado para descobrir quais eram as causas das empresas não sobreviverem no mercado por muito tempo, entender por que os micros e pequenos empresários e empreendedores da nossa região não percebem a fundamental importância de um Plano de Marketing para um empreendimento. Através deste artigo, fica muito claro que para crescer em um mercado cada vez mais volátil e competitivo, as empresas, precisam estar estrategicamente preparadas, devem estar atentas, monitorando e controlando seu ambiente e redirecionando suas estratégias, para conquistarem seu espaço.

Sabemos que as pequenas empresas apresentam maiores dificuldades para se manter e crescer no mercado, mas cabe aos seus administradores perceberem a importância do Plano de Marketing e formular estratégias. Uma das maiores vantagens destas pequenas empresas é poder conhecer mais profundamente os seus consumidores e conseguir detectar mais rapidamente suas necessidades e transformá-los em oportunidades de negócios.  É importante refletir sobre a situação atual das empresas e que visem conhecer o ambiente na qual ela estão inseridas, pois facilitará na hora de propor ações estratégicas que visam transformar as ameaças em oportunidades e pontos fracos em pontos fortes.
 

 

            

 

 

 

 

 

 

 

 


 


Autor: cristiano da Silva Andretta


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