ANÁLISE DA PERCEPÇÃO (RELEVÂNCIA) DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO COMPONENTE CURRICULAR: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MARINGÁ-PR



ANÁLISE DA PERCEPÇÃO (RELEVÂNCIA) DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO COMPONENTE CURRICULAR: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE 5ª A 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MARINGÁ-PR

*Fernanda C. M. de Souza

*Ricardo Norberto Miura

**Joelma Montelares da Silva

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RESUMO.

De acordo com a Lei e Diretrizes e Bases 9394/96 a Educação Física é uma disciplina obrigatória e componente básico escolar, e segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), possui grande relevância enquanto componente curricular. Porém, problematizou-se sobre a relevância da disciplina perante as outras disciplinas e importância desta para o seu cotidiano, segundo a percepção dos alunos. Este estudo foi realizado para que haja maior compreensão da realidade escolar no ensino fundamental de escolas públicas de Maringá-Pr. Com o objetivo de analisar a opinião dos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre a Importância (relevância) da disciplina de Educação Física. Na revisão de literatura abordaram-se as mudanças historicamente ocorridas na Educação Física escolar, assim como, a importânciada disciplina de Educação Física como componente curricular e possíveis desvalorizações ocorridas na Educação Física escolar. Utilizou-se um questionário contendo seis questões semi-estruturadas, possibilitando aos alunos justificar suas respostas. Foram selecionadas cinco escolas públicas do nível fundamental de Maringá-Pr, de cada escola selecionaram-se dez alunos aleatoriamente, sendo estes dez de cada série entre meninos e meninas. Através da pesquisa obtiveram-se resultados significantes quanto à relevância da Educação Física para o cotidiano dos alunos e também perante as outras disciplinas. Porém, as justificativas dos alunos quanto à importância da disciplina parece estar alienada quanto a real proposta da Educação Física.

Palavras-chave: Relevância; Educação Física escolar; Ensino fundamental.

ANALYSIS OF PERCEPTION (RELEVANCE) PHYSICAL EDUCATION SCHOOL CURRICULUM COMPONENT: DESIGN OF STUDENTS FOR 5th The 8th grade of elementary school FOR PUBLIC SCHOOLS MARINGA-PR.

ABSTRACT.


According to the Act and the Guidelines and Bases 9394/96 Fitness is a compulsory subject at school and basic component, according to the National Curriculum Parameters (NCP's), has great importance as a component curriculum. But questions about the relevance of discipline to other disciplines and the importance of this to your daily life, as perceived by the students. This study was conducted for greater understanding of the reality of school at primary level public schools in Melton-Pr. Aiming to examine the views of pupils in elementary school (5th to 8th grade) on Importance (relevance) of the discipline of Physical Education. In the review of the literature dealt with the changes that occurred historically in Physical Education School, as well as the relevance of the discipline of Physical Education as its curriculum and possible devaluation that occurred in school physical education. We used a questionnaire containing six issues semi-structured, allowing students to justify their answers. We selected five schools of public key level of Mardan-Pr, each school students were selected randomly in December, the latter in December of each series between boys and girls. Through the research were obtained significantresults about the importance of physical education for the students and cotidiano also to the other disciplines. However, the justifications of students on the importance of discipline seems to be sold as the real proposal of Physical Education.
 
Keywords: Relevance, Physical Education school; Elementary.

*Acadêmicos do 4°ano do curso superior de Educação Física.

** Profª Ms. em Educação Física

INTRODUÇÃO

A disciplina de Educação Física é um componente curricular, que possui conteúdos de grande relevância na formação dos alunos. Os anos iniciais do ensino fundamental fornecem a base para os conhecimentos futuros que irão se concretizar nos anos finais do ensino fundamental. Assim, como mostra os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), a Educação Física demonstra grande importância social:

A Educação Física permite que se vivenciem diferentes práticas corporais advindas das mais diversas manifestações culturais e se enxergue essa variada combinação de influências está presente na vida cotidiana.

A prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais (BRASIL, 1997, p. 24).

A citação acima dos PCN's confirma o caráter participativo da Educação Física para a formação dos alunos, pois permite as vivências das diferentes prática corporais presente no dia-a-dia das crianças. Ainda nos PCN´s atribui-se a Educação Física escolar a formação de um cidadão autônomo, participativo, com valores e princípios democráticos e participação social (ibid, p. 24)

De acordo com a LDB 9394/96 a Educação Física é uma disciplina obrigatória e componente curricular da educação básica escolar, assim como, as outras disciplinas existentes que estão inseridas dentro do contexto escolar (BRASIL, 1996).

Assim, decidiu-se investigar essa realidade escolar porque ao vivenciarmos as práticas de estágio supervisionado, tivemos a oportunidade de presenciar nas aulas de Educação Física uma realidade de pouca valorização dos alunos do ensino fundamental.

Pensa-se que as mudanças ocorridas historicamente possam ter feito com que atualmente a Educação Física esteja sendo descaracterizada, mudanças essas como o Militarismo, o Higienismo, o Competitivismo, entre outros, assim como, a importação de conteúdos como os métodos ginásticos (francês, sueco, alemão).

Como mostra Ghiraldelli Junior (1997), apud Moreira et. al. (2004, p. 19), "a Educação Física presente na escola exerceu diversos papéis ao longo deste século: Foi utilizada pelo poder militar como instrumento de alienação e apaziguamento; serviu como um meio de buscar talentos para o esporte de alto rendimento; para outros essa prática tem o significado de formação humana do indivíduo, possibilitando conscientização frente às situações desiguais que a sociedade impõe [...]". Confirmam-se assim as grandes mudanças na Educação Física escolar.

Segundo Ghiraldelli Junior (1988, p. 16), aconteceram historicamente "[...] cinco tendências da Educação Física Brasileira: a Educação Física Higienista (1930); a Educação Física Militarista (1930-1945); a Educação Física Pedagogicista (1945-1964); a Educação Física Competitivista (pós 64) e, finalmente a Educação Física Popular".

Entende-se que o professor é um dos possíveis responsáveis pela descaracterização da disciplina de Educação Física, assim Oliveira (1997), atribui o despreparo dos professores, a falta de interesse em estimular novas abordagens metodológicas possa ser os principais fatores para que haja novas formas de abordagens de conteúdos. Tendo essas palavras como base, pressupõe-se que essa desvalorização encarada na realidade escolar deve-se em grande parte ao empenho por parte do professor.

Colocou-se como problematização os seguintes questionamentos: Será que o aluno do ensino fundamental de 5ª a 8ª série possui uma percepção da importância da Educação Física para o seu cotidiano? Será que os alunos possuem uma percepção da importância da Educação Física no mesmo patamar que os outros componentes curriculares, como o Português, Matemática, Geografia, História, entre outros?

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, onde o principal objetivo foi analisar a opinião dos alunos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) sobre a Importância (relevância) da disciplina de Educação Física. A pesquisa foi realizada com duzentos alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série, acredita-se que os alunos nessa faixa etária podem expressar com respostas simples seu mundo vivido.

Moreira (1995, p. 42) destaca que "a experiência do mundo vivido é mais fundamental que a do mundo científico porque essa última pressupõe a primeira". Para o autor a pesquisa deve se preocupar com as experiências cotidianas, cenário de todas as nossas atividades humanas.

A pesquisa foi realizada para que haja uma maior compreensão da realidade escolar em que se encontra inserida a disciplina de Educação Física no ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Maringá-Pr, quanto à visão dos alunos perante a disciplina de Educação Física. A análise da percepção dos alunos fornece subsídios consistentes, pois a amostra selecionada demonstra representatividade à pesquisa.

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Autor: Fernanda Machado de souza


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