FORÇAS OCULTAS



FORÇAS OCULTAS

"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões espirituais" (Efésios 6:12)

Hoje, talvez você esteja passando por problemas, duras provas, a exemplo de perder um bom emprego, um ente querido, uma doença incurável, ou mesmo o desgaste causado pelas tribulações, que deixaram a sua alma triste e sem esperança.

Deus criador já sabia que passaríamos por aflições e que o nosso espírito se abateria ante as forças não perceptíveis aos nossos olhos. O diabo, nosso adversário, quer nos devorar ( I Pedro 5:8) e destruir a vida de todo aquele que se volta para a luz e que tem um compromisso para com o Reino Eterno.

Foi para nos ajudar e ensinar que Jesus veio ao mundo (João 10:10) e aqui semeou a palavra de vida eterna, nos perdoou os pecados e nos encorajou a uma caminhada sob o sol ardente, mas que não nos queimaria se estivéssemos calçados com a palavra de Deus, assentados na rocha, que significa estarmos ligados no Pai (João 14:1 ao27).

Quantas vezes nos ajoelhamos e perguntamos a Deus o "porque" da dor, do sofrimento, do não recebimento das bênçãos? Quantas vezes não entendemos o "tempo" que nos massacra e submete a situações desconfortantes, que nos isolam e deprimem, como se um vento voraz nos derrubasse e as forças desaparecessem de nós, chegando à alma ao desmaio?

Contra todas essas adversidades existem um antídoto, um reagente que se encontra dentro de nós, como se fosse uma gota de água que se multiplica, podendo chegar a ser uma fonte inesgotável, que corre, lava e limpa a nossa alma, dando assim uma nova vida ao espírito. Essa gotinha d'água é a fé trazida pela palavra de Deus que deverá ser guardada no nosso coração.

Ao lermos as Escrituras Sagradas, devemos pedir a luz do Espírito Santo para que a entendamos e esta seja devidamente armazenada no nosso coração. Mas, o ser humano, por si só é desobediente e parte para soluções individualizadas, nem sempre consultadas ao Pai, gerando ai muitos descaminhos que levam ao fracasso.

A falta de fé no coração do homem o afasta de Deus e de todas as bênçãos e promessas divinas. Muitos choram nas Igrejas e estão desolados pelo fracasso na vida e a falta de esperança para o futuro. Aos casados, falta-lhes sintonia, objetividade, planejamento nas ações conjuntas que produzam frutos dignos de serem testificados à Igreja.

O machismo e o individualismo impedem alguns homens de enxergarem os valores da amada e juntos caminharem para obtenção de uma vida de paz e harmonia. Para mim, falta amor verdadeiro, cumplicidade no viver e partilhar a vida. O "eu" sempre fala mais alto e as atitudes individualistas impedem o cristão de ter uma verdadeira sintonia com o Reino de Deus.

Saber a Bíblia é como conhecer códigos, leis, jurisprudências, normas e costumes de uma população. Amar ao próximo é antes de tudo, colocar-se no lugar do outro e saber mensurar a dor e a tristeza que aquele está passando; é saber ser humilde, corajoso e enfrentar as barreiras levantadas por forças ocultas a nós, que no mundo espiritual se levantam para que não sejamos felizes e cumpramos o que fala o verdadeiro evangelho.

O esfriamento espiritual é causado pelos próprios cristãos, pelo descaso de alguns pastores, que não têm postura e se mostram contrários à palavra de Deus; que não têm 'a sensibilidade para amar' e ainda pensam que irão herdar o Reino de Deus. Como herdarão se aqui e agora não aprenderam a amar e a doar, a viver a palavra de Deus, a perdoar o seu semelhante?

Quantas pessoas vivem uma vida de miséria tendo recursos para desfrutar e se negam a ajudar os próprios filhos atribulados pela falta de recursos financeiros? Será que Deus foi omisso a este modo de proceder? Ou determinou o Pai que repartíssemos o pão com o nosso próximo? Ler Isaías 58:6 ao14 e Eclesiastes 11:1 e 2)

Não, o Senhor nos fala para não "servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer a um e amar o outro, ou se devorará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mateus 6:24). Porque oapego ao dinheiro e as coisas materiais são visíveis no meio evangélico.

Grupos sociais se organizam e distinguem o pobre do rico e isso é contrário a palavra de Deus. Pais detêm riquezas e deixam os filhos passarem necessidade, principalmente, após o casamento, por entender que a sua responsabilidade cessou. O que é mais sábio: assisti-los e orientá-los enquanto estão novos e com saúde ou deixá-los viver uma vida de derrota e quando já velhos receberem a herança dos pais ?

De que valerá a fé sem obras (TG 2:14 ao 17), se na hora em que os filhos precisam mais de um pai ou da mãe estes lhes dão uma palavra de ânimo e nega-lhes o pão, o recurso, o ombro?

A palavra de Deus nos fala: "Bem aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal" (Salmos 41:1). Também nos fala a palavra de vida eterna: "Se o Senhor não edificar a nossa casa, em vão será o nosso agir. Inútil nos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente ganhamos, pois aos seus amados o Senhor dá enquanto dormem" (Salmos 127:1 e 2).

Nem tudo é ação do diabo em nossa vida. Há forças contrárias aquilo que o nosso coração deseja e espera. Contudo, há uma acomodação de nossa parte, uma omissão que não se coaduna com a vontade de Deus, que é a de lutarmos contra as adversidades e os males deste mundo, olhando sempre para o seu próximo.

Ora, se exerço a justiça e busco o amor e a paz, certamente tenho a meu favor o Deus forte, o justo juiz. A solução para ser um vencedor é buscar diariamente a palavra de Deus e pô-la em prática, porque nela está o poder para criar e modificar qualquer situação.

As forças ocultas existem desde a expulsão de lúcifer e seus anjos do céu (Isaías 14:12 ao 15). Ele milita contra Deus, persegue a Igreja de Cristo (nós) e vive espreitando o nosso viver para nos derrotar.

Mas, há um consolo para os que choram e com fadiga semeiam as palavras de "boas novas" (Evangelho) (Salmos 126), que vigiam para não pecar. A estes que guardam o temor a Deus, nos diz à palavra que "o diabo não os toca "(1 João 5:18).

Também nos diz a palavra do Pai: "Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tão pouco árvore má que dê bom fruto. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu próprio fruto. Porque não se colhem figos de espinheiros, nem dos abrolhos se vindimam uvas. O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração" (Lucas 6:43 ao 45).

Naquele onde há a luz de Deus, brilha o seu semblante, porque nele existem paz e discernimento das coisas espirituais. Portanto, quando estiveres triste e abatido, volte-se para Deus, faça-o o seu melhor amigo, porque assim nos diz as Escrituras Sagradas: "Aquele que andou em trevas, sem nenhuma luz, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus" (Isaías 50:10).

Paz seja com todos !

Zenaide Alcantara de Sousa


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


Doe Amor!!!

A Justiça Do Reino De Deus

Sansão

Chaves Espirituais

A Palavra

Jesus Venceu O Mundo, Você Também Pode Vencer

Cidadão Do Céu E Morador Na Terra