A PARTICIPAÇÃO DAS EMPRESAS FAMILIARES NO MERCADO



Desde que nascemos fazemos parte de um grupo: a família. Nele, aprendemos a administrar o nosso quotidiano e a tomar decisões. Esse grupo traz grande influência na criação de uma empresa. De acordo com Barry (1975, p. 42), empresa familiar é aquela que praticamente é controlada pelos integrantes de uma única família.

Os métodos utilizados na empresa familiar são diferentes em relação às empresas não familiares. Na empresa familiar os interesses são voltados para a família e não para a empresa. Alguns pontos negativos fazem com que a empresa familiar siga riscos perigosos com relação à tomada de decisões. Tais como: a contratação de parentes para o grupo empresarial, sem utilizar as ferramentas para contratação como entrevistas e questionários; a falta de planejamento; a promoção de pessoas que não possuem requisitos qualificadores para o cargo. Esses pontos são considerados normais para os integrantes da empresa. Por isso deve-se tomar cuidado na administração da mesma.

Segundo Costansi (1999, p. 46), a família possui o controle acionário e as posições mais importantes na empresa.

No caso de sucessão também se diferencia, pois o cargo geralmente passa de pai para filho, o que torna em agravante para a estabilização. A escolha do próximo administrador no cargo deve ser bem trabalhada para que não surja um problema tanto na empresa quanto na família.

A empresa familiar se bem planejada pode crescer e alcançar o sucesso, tomando-se os devidos cuidados de administrar com competência.


Autor: Wanessa Rodrigues Barroso


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