Nutriente?



Na literatura de ecologia é muito comum o uso do termo "nutriente". No entanto, o conceito claro do que essa palavra significa fica restrito, geralmente, aos alunos do ensino superior, ficando os alunos de ensino médio com pouca clareza a respeito desse termo.

Para entendermos a definição de nutriente(s) precisamos ter claro o que é um soluto. Soluto(s) é todo material dissolvido na água. Assim, ao adicionar sal de cozinha (NaCl) a um copo de água, após a dissolução desse sal, podemos dizer que foi adicionado solutos à água. Nesse caso os solutos são o sódio (Na+) e o cloreto (Cl-).

Agora que conseguimos visualizar o que é um soluto podemos definir nutriente. Nutriente são os solutos que possuem uma função fisiológica para algum organismo vivo. Ou seja, são solutos essenciais para o crescimento, manutenção e reprodução de organismos. Por esse motivo, os nutrientes são altamente absorvidos pelos seres vivos.

No nosso dia-a-dia os nutrientes que precisamos estão contidos em nossos alimentos. Por exemplo, para obtermos o nutriente nitrogênio (N) que fará parte de nossas proteínas, ingerimos vários tipos de carne que são ricas nesse nutriente. Outro exemplo são os sais minerais que vêm descritos em muitas embalagens de alimentos. Esses sais minerais nada mais são do que nutrientes. Se olharmos na tabela nutricional dos alimentos, veremos vários nutrientes como fósforo (P), potássio (K), magnésio (Mg), sódio (Na) entre muitos outros.

A utilização de nutrientes é mais comum do que se pensa. A título de exemplo, um agrônomo adiciona fertilizantes (adubos) ao solo (geralmente a base de nitrogênio, fósforo e potássio), para que as plantas que ele está cultivando absorvam-nos para poderem crescer, frutificar e se reproduzir. Assim, o agrônomo está adicionando nutrientes ao solo por meio da adubação. Outro exemplo pode ser a água de lagos e rios. Ao analisarmos, em um equipamento apropriado, uma amostra de água de algum rio, notaremos que haverá a presença de nutrientes. Nesse sentido, é comum encontrarmos, em regiões agrícolas, lagos com cor esverdeada devido ao excesso de algas. Essa superpopulação de algas do lago só consegue existir ali devido aos nutrientes presentes na água da enxurrada que vem das plantações. Essa água está enriquecida em nutrientes, pois ela entra em contato com os adubos (nutrientes!) aplicados no solo da plantação, transportando boa parte deles para o lago. Com isso, as algas presentes no lago absorvem esses nutrientes e podem assim crescer e se proliferar, conferindo o aspecto esverdeado desses lagos.

Dessa maneira, fica nítida a importância desse conceito para a área ambiental (popularmente chamada de "meio ambiente"), na agricultura e em muitas outras áreas do conhecimento humano.

Preparado a partir de:

WEBSTER, J.R.; VALETT, H.M. Solute dynamics. In: HAUER, F.R.; LAMBERTI, G.A. (Eds). Second Edition. Methods in Stream Ecology. London: Elsevier, 1996. p.169-185.


Autor: Luiz Felippe Salemi


Artigos Relacionados


Pulsos De Nutrientes Em Florestas Tropicais

As Tempestades E Os Nutrientes Das Florestas Tropicais

Absorção Iônica Pelas Plantas

Adubos Verdes

O Ciclo Do Nitrogênio E A Camada De Ozônio

Ecossistemas Lênticos

Análise Foliar: O Princípio Básico