Heitor Borba - Informativo de Segurança do Trabalho



O seu Sistema de Gestão de Segurança e  Saúde Ocupacional (SGSSO) funciona?

Para serem competitivas no mercado as empresas atuais têm que implantar SESMT, CIPA, Programas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, buscando incessantemente as tão almejadas certificações. Auditores enviados pelas certificadoras, muitas vezes fazem "vista grossa" para muitas coisas, seja por ignorância do assunto ou mesmo de forma proposital. Alguns, ao final da auditoria, concluem: "A empresa passou, o sistema ta funcionando". Ta mesmo? As certificações são suficientes para resguardar a empresa contra prejuízos futuros? Os indicadores apresentados na auditoria são confiáveis? Os custos com Assessorias e Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional estão valendo à pena? Como saber se o seu SGSSO realmente funciona?

Não é muito difícil encontrar os "buracos" desse sistema. Basta fazer um simples teste em sua empresa – Por exemplo, escolha alguns colaboradores expostos ao ruído por mais de dois anos na casa. Pegue as dosimetrias de ruído, os protetores auriculares e os audiogramas admissionais e atuais, respectivamente, verifique de cada um:

a) Se o protetor auricular encontra-se higienizado, em condições de uso e com o Certificado de Aprovação (CA) válido, conforme NR-06;

b) Se o protetor auricular possui nível de eficiência suficiente (NRRsf) para reduzir o nível de ruído a que se encontra exposto o trabalhador a valor abaixo do nível de ação da NR-09;

c) Se na comparação dos audiogramas, referencial e seqüencial, não houve alteração, ou seja, desencadeamento ou agravamento significativo de perda auditiva ocupacional, conforme Anexo I da NR-07;

d) Se não há registros de queixas dos trabalhadores envolvidos.

Caso você consiga responder afirmativamente todas as questões acima, seu SGSSO realmente está funcionando nessa área. Vamos ver outra área. A exposição a solventes (hidrocarbonetos aromáticos), por exemplo – Selecione os trabalhadores que manipulam tintas, solventes, removedores, esmaltes, vernizes, colas, etc Muito bem. Agora pegue os respiradores, as dosimetrias de xileno e tolueno das atmosferas respiráveis dos trabalhadores (se houver) e os exames de sangue com contagem de plaquetas e as dosagens dos ácidos hipúrico e metil-hipúrico, respectivamente. Verifique de cada um:

a) Se o respirador encontra-se higienizado, em condições de uso e com o Certificado de Aprovação (CA) válido, conforme NR-06;

b) Se o respirador é apropriado para vapores orgânicos e possui nível de eficiência suficiente para atenuar as concentrações da atmosfera respirável a valores abaixo do nível de ação da NR-09:

c) Se no estudo dos exames médicos não houve registro de dosagens dos ácidos hipúrico e metil-hipúrico acima dos níveis máximos permitidos; Verificar se na contagem de plaquetas o exame foi normal;

d) Se não há registro de queixas dos trabalhadores envolvidos. Do mesmo modo, caso você consiga responder afirmativamente todas as questões acima, seu SGSSO realmente está funcionando nessa área, e assim por diante. Essa é a auditoria que realmente funciona. Apresentar para os auditores estatísticas dos acidentes que não foram registrados pela empresa é enganar a si mesmo. Infelizmente, algumas empresas ainda preferem pagar dobrado pela segurança e saúde dos seus colaboradores. Custeiam um sistema de gestão que não funciona e ainda pagam altas somas judiciais para reparo do sistema que não implantaram. Investimentos em EPI/EPI, treinamentos, salários dos profissionais especializados, custos com a certificadora, etc devem retornar a empresa em forma de qualidade, produtividade, passivo decadente devido à ausência de ações judiciais dos órgãos fiscalizadores. Portanto, os custos com segurança e saúde no trabalho devem culminar em bons investimentos e não em meros "gastos" que a organização é obrigada a ter.



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Autor: Heitor Borba


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