Ética e Informática na escola.



Como educadora apaixonada por tecnologia, adotei a sala de informática como um dos principais recursos de aprendizagem para meus alunos e é claro que eles adoraram. Sendo assim, minha primeira preocupação foi a questão da ética no uso da internet na escola.

As crianças têm muita facilidade para aprender a utilizar as novas tecnologias, e cada vez mais cedo têm acesso a elas.  Vídeo-Games, celulares, computadores e a internet fazem parte de uma lista enorme de recursos disponíveis aos pequenos desde muito cedo. Nosso papel como educadores é orientá-los para que tudo isso seja utilizado de maneira correta.

Devemos conscientizar nossos alunos sobre a responsabilidade que a Internet nos impõe: histórias maldosas, apelidos, a criação ou participação de comunidades que fazem a difamação de outros devem ser identificados de imediato. Ensiná-los quanto à maneira correta de agir é imprescindível: ignorar ou agir? 

Em primeiro lugar, devemos deixar bem claro que algumas façanhas na internet são consideradas crime e que nesse espaço ninguém é anônimo pra sempre... Cedo ou tarde, cyber-criminosos são descobertos e que existem meios e recursos para identificação dos mesmos.

Os primeiros combinados na classe devem ser:

1) Nada de criar ou participar de comunidades para falar mal de professores, empresas, colegas etc...

2) Nao repassar emails com histórias (fictícias ou reais) maldosas sobre qualquer pessoa...

3) Não fazer comentários ofensivos ainda que pareçam inocentes.

Por outro lado, há tambem a necessidade de aprender a defender-se dos perigos da Internet. Como são inúmeros os riscos, vamos abordar os pontos mais importantes.

1) Não abra emails que contenham links desconhecidos. Da mesma forma, não clique em links enviados através de sites de relacionamento. Bancos não mandam emails para ninguém, ainda mais para crianças, então delete na mesma hora!

2) Não fale com pessoas desconhecidas na Internet, nem compartilhe dados pessoais com estranhos ou em sites de relaconamento.

3) Você não ganhou na loteria, não ganhou um carro e muito menos uma viagem com o artista de seus sonhos. Emails assim são iscas para fisgar os mais desatentos.

4) Ensine seus alunos que caso sejam vítimas de crimes cibernéticos, o primeiro passo é procurar um adulto responsável: o professor, os pais ou outra pessoa de sua confiança.

E por fim, como condição para o uso da Sala de Informática na Escola, é proibido o acesso a sites pornográficos. Cabe a nós professores estarmos atentos o tempo todo para que isso não aconteça durante a utilização da internet.


Autor: Aline Bertholdo Tavolaro


Artigos Relacionados


TraÇos De Um Povo

Moradores Do Tempo

DiÁrio De Um Depressivo

SolidÃo...

Diferenças Na Escola

Contagem Regressiva

A Falência Do Ensino