Pedagogia e Universidade



No primeiro capítulo, o autor nos fala sobre a questão pedagógica na Universidade e questiona o fato de se levar muitas questões para a solução técnica, instigando os seus leitores a reflexionar sobre as questões pedagógicas e as questões técnicas. Ambas devem ser trabalhadas em separado? Um professor que tem o domínio do seu saber saberá ensinar se não tiver noções dos aspectos didáticos e pedagógicos?

No segundo capítulo, Menin nos fala sobre a importância da didática na sala de aula e que o professor deve estar buscando constantemente buscar meios de levar o aluno a uma real aprendizagem.

No capítulo 3, ele aborda as Tecnologias Educativas, citando o uso de recursos tecnológicos a serem utilizados em sala de aula, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, como internet, vídeos, etc.

No capítulo 4, o autor nos trás três modelos de trabalho utilizados pelas universidades nos dias atuais:

- Tradicional: Nesse modelo, o professor escreve, lê e explica os seus trabalhos, organizando sistematicamente a sua forma de conduzir a turma, seja durante as aulas ou em atividades de pesquisa que podem ser em grupos ou individuais, sendo a avaliação realizada de forma a quantificar o conhecimento do discente.

- Participativo: Nesse modelo, o professor diversifica a forma de aplicar as suas aulas, levando os alunos a terem uma maior participação nas aulas e se mostrando como uma pessoa como eles, que apenas, tem mais tendo de estudo, mas que continua a estudar, mostrando que ele é mais um integrante do grupo e tendo a avaliação como parte do processo.

- Internet: Um dos modelos que atualmente é muito usado, principalmente nos cursos EAD, onde algumas Universidades, aqui no Brasil posso citar a UNINOVE, utilizam a internet como ferramenta de aprendizagem, onde através de uma plataforma os alunos podem interagir com os colegas de classe e professores, podendo realizar a leitura dos materiais de aula, participar de fóruns e bate-papos, esclarecer dúvidas pelos recursos citados e se comunicar por e-mail com os colegas de classe e professores. Essa forma é muito boa para incluir aquelas pessoas que não dispõem de um horário fixo para cursar um curso superior, graças a dinâmica da sala de aula, porém, tira o contato pessoal do aluno com seus colegas e professores.

No capítulo 5, o autor nos fala sobre a importância da avaliação e que a mesma deve contribuir para um aprimoramento do processo, sendo a mesma realizada no âmbito de se verificar a aprendizagem do aluno, a forma de trabalho do professor que deve levá-lo a reflexão constante sobre a sua prática e também nos mostra a importância da avaliação institucional, que pode ser externa ou interna e onde terá peso o fator aprendizagem dos alunos.

No capítulo 6, o assunto passa a ser o currículo escolar das escolas de nível médio e superior, que nada mais é do que o conteúdo a ser ensinado para o aluno no decorrer do seu processode escolarização, ressaltando a importância de se buscar um currículo que vá de encontro com as necessidades do aluno, em todos os âmbitos, dando sentido à aprendizagem do mesmo, para isso, é importante que o professor conheça a realidade do seu alunado.

No capítulo 7, o autor aborda o tema Extensão Universitária que, segundo ele, contribui para aprimorar o processo de formação do professor, levando o mesmo a ter uma interação maior entre a teoria aprendida na graduação com a necessidade do mercado de trabalho.


Autor: João Bezerra da Silva Júnior


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