Contex na Argentina.



CONTEX CONFECÇÃO LTDA.

A empresa é situada no município de Blumenau, em Santa Catarina, Brasil

Comercializa, através do processo de licenciamento de marcas, vestuário diversificado que vão de calças e moletons até camisas e camisetas de algodão.

As atividades comerciais da empresa ocorrem tanto em território nacional quanto internacional, tendo em seu currículo parceiros comerciais na América do Sul, na Alemanha e na Itália.

A Contex é uma empresa que está no mercado há mais de sete anos e que produz todos os seus produtos em fábrica própria, contando com grandes parceiros como fornecedores na área de matéria-prima, e terceirizando outros serviços, como as transportadoras, os despachantes aduaneiros e os representantes comerciais.

No setor das diretorias, que está subdividido em cinco setores, os funcionários exercem inúmeras funções. Na seção de Financeiro, os funcionários são responsáveis por questões administrativas e contábeis. No departamento de Vendas, as pessoas são responsáveis tanto pela assistência dada aos fregueses como a conquista de novos clientes. Na seção de Comércio Exterior, estão as pessoas que se responsabilizam pela documentação e análises necessárias para comercializar com os mercados estrangeiros. O departamento de Confecção Têxtil, além de, junto com o setor de Recursos Humanos, coordenar os funcionários que trabalham diretamente com a fabricação de peças têxteis, responsabiliza-se pela qualidade dos produtos e o design de novas peças. Já a seção dos Recursos Humanos caracteriza-se pela harmonia de todos os funcionários da empresa e pela contratação de novos empregados.

MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL

Indicadores obtidos pelo Brasil apontam o sucesso da política econômica adotada, como o crescimento do Produto Interno Bruto, a queda da inflação e a menor vulnerabilidade às crises externas. O estudo ainda cita, além do crescimento do PIB, o aumento expressivo da taxa de empregos e do rendimento médio.

A maior parte da pauta exportadora brasileira é composta de produtos manufaturados, que correspondem, nos últimos anos, a cerca de 55% do total, e que englobam desde produtos agroindustriais até bens de alto conteúdo tecnológico, como automóveis, aviões e telefones celulares

Na pauta de importações do Brasil, há uma forte predominância de matérias primas e bens intermediários, que correspondem a algo em torno de 60% do total importado. Em 2005, os insumos importados representaram cerca de 7% do valor total da produção da indústria brasileira.

Com o surgimento do Mercosul e a crescente integração mundial impulsionaram a economia, que apresentou grande crescimento no período de 1991 a 1997. Porém, a partir do ano de 1998, começou um grande período de recessão, fato que ocasionou a grave crise econômica e política, que alcançou o seu período mais crítico em dezembro de 2001, com a renúncia do então presidente De La Rua e o congelamento da economia. No ano de 2002, ainda citando o estudo, a economia argentina começou mostrar sinais de recuperação e hoje está com a sua economia estabilizada.

O Brasil e a Argentina são grandes parceiros comerciais, sendo os argentinos os segundos maiores compradores dos produtos brasileiros, perdendo apenas para os Estados Unidos.

RECURSOS E COMPETÊNCIAS

Para uma melhor análise da cadeia de valor da empresa Contex serão observados os seus recursos (sintetizados na tabela)

A Contex é uma empresa que está no mercado há mais de sete anos e que produz todos os seus produtos em fábrica própria, contando com grandes parceiros como fornecedores na área de matéria-prima, e terceirizando outros serviços, como as transportadoras, os despachantes aduaneiros e os representantes comerciais.

No caso Contex, a empresa não vê a publicidade de seus produtos como a melhor forma de promover os seus serviços. A indústria de confecção acredita que, para alcançar uma clientela boa e leal, basta oferecer produtos de ótima qualidade e proporcionar serviços com seriedade.

De acordo com o produto, a empresa Contex, não adapta seus produtos pois, camisetas de algodão, não possuem valor agregado, tanto os custos quanto os lucros não serão altos, não havendo a necessidade de especialização

ESTRATÉGIA COMPETITIVA

De acordo com o estudo feito, foi observada a grande ameaça dos produtos têxteis chineses no mercado argentino. Por esta razão a estratégia competitiva utilizada pela empresa é o foco em um nicho específico, utilizando-se da diferenciação para obter vantagem competitiva no mercado internacional.

A empresa atualmente esta focada no reconhecimento de sua marca no mercado nacional, no entanto para que possa destacar-se e obter sucesso internacionalmente investirá em um planejamento de marketing divulgando seu produto através de feiras do setor e mídia impressa na Argentina, especificamente.

CONCLUSÕES

Com a grande concorrência dos produtos chineses, que possuem baixo custo de produção e conseqüentemente baixo preço, o produto em questão não apresenta grande competitividade. Como a estratégia de competitividade da empresa é a diferenciação do produto e não a liderança em custos, o seu espaço no mercado argentino seria comprometido pelos produtos asiáticos, mais baratos.

Através desta pesquisa pode-se concluir que, apesar de a Argentina reunir todos os requisitos para uma boa parceria com o Brasil, o produto em questão não apresenta um bom grau de competitividade, por conseguinte o projeto de inserção do mesmo não seria viável. Isto porque o custo-benefício não seria vantajoso para a empresa no momento.


Autor: Katherina Oliveira Lucke


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