Soluções para crise em um escritório de advocacia



As crises podem ser provocadas por fatores internos e/ou externos. Os fatores externos, como a mudança em regras do jogo, por fatores econômicos ou políticos, impactam todo o mercado de negócios. Os escritórios mais criativos e ágeis, no entanto, têm maior possibilidade de perpetuação.

Há, porém, deficiências internas na gestão do Escritório que são detectadas sabidas pelos clientes, ao natural, no dia-a-dia. Ações de cunho estratégico- administrativo devem estar constantemente sendo planejadas, analisadas e mesmo reformuladas de acordo com o momento que o Escritório e o mercado vivem.

Logo, não se acomode, porque escritórios prevenidos e com habilidades criadas para mudança se mantêm no mercado.

Verifique se os canais de comunicação interna da estrutura funcional estão limpos e se a alta administração do Escritório mantém sua equipe sabedora do que espera e dela precisa.

A equipe de trabalho se espelha em seus líderes e reproduz no em sua performance tudo o que enxerga no seu comando. O Escritório é formado por pessoas e a plena divulgação das informações e das metas pode ser o maior trunfo para alcançar resultados que permitam se diferenciar, mantendo o cliente e captando novos.  

É mais fácil para toda a equipe compreender a necessidade de mudança quando as coisas estão difíceis e os riscos de mudança parecem menores. Busque profissionalizar o seu Escritório, em especial se os sócios fundadores mantém seus parentes ligados à estrutura e, muitas vezes,  sem a produtividade exigida do restante da equipe.

Para isto considere e conduza o seu Escritório com conceitos empresariais e implante novas formas de administração. Esteja com os olhos no futuro, mantendo completo conhecimento dos indicadores da empresa: além de saber o valor de sua receita e despesa, conheça o custo de cada processo, o custo da estrutura de gestão versus a capacidade de gerar receita. Tenha um minucioso histórico das rubricas financeiras e esteja certo de que seus funcionários sabem o que a diretoria deseja.

Conheça sua capacidade de investimento a curto, médio e longo prazo. E então, planeje estrategicamente.

Com ações deste calibre, o resultado se sentirá através da existência de um melhor clima de desempenho, da melhora dos processos internos com a diminuição de erros e retrabalho e, por conseqüência, da melhora da satisfação do cliente.

Transforme suas idéias em ações efetivas. Viva para o futuro, evitando resgatar sucessos do passado, porque estes são apenas a sua história que algumas vezes ajudam na acomodação. Busque soluções diferentes. Renove sua gestão. Adapte-se o mais rápido possível à tecnologia e mantenha o seu escritório competitivo e com nome referencial no mercado.

Marisa Golin da Cunha
Advogada e economista
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Autor: Marisa Golin da Cunha


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