Planejamento Estratégico para o Mercado Consumidor



Planejamento Estratégico para o Mercado Consumidor

O Planejamento Estratégico Corporativo e em Nível de Divisão determina a estrutura da forma pela qual desenvolvem sua própria estratégia e seus planos de negócios estabelecendo metas de venda e de lucros definindo a missão corporativa, estabelecendo as unidades estratégicas de negócios (UENs), alocando os recursos a cada UEN, planejando os novos negócios superados. As organizações desenvolvem declarações de missão que devem ser compartilhadas com gerentes, funcionários e em muitos casos clientes.

As unidades estratégicas de negócios nas empresas definem termos de produtos aonde precisa ser visto como um processo de satisfação do cliente, não somente como um processo de fabricação de mercadorias.

Um negócio pode ser definido como grupos de clientes, necessidades de clientes e tecnologia. As grandes empresas normalmente administram negócios diferentes, tendo sua própria estratégia caracterizando um negócio isolado ou um conjunto de negócios relacionados que pode ser planejado separadamente do restante da empresa, tendo seu próprio grupo de concorrentes.

O gerente responsável pelo planejamento estratégico e pelo desempenho que controla os fatores que afetam o lucro, as ferramentas de alocação de recursos são utilizadas visando novas estratégias como o modelo da Boston Consultin Group da General eletric, sendo métodos a serem analisados.

Os planos das empresas facilitam projetar as vendas gerais e os lucros sendo que a administração corporativa terá que desenvolver ou adquirir novos negócios, identificando oportunidades para o crescimento, sendo analisadas as oportunidades de crescimento intensivo, interativo e por diversificação a redução de negócios acontece no desenvolvimento de novos negócios para redução de custos com etapas como: a missão do negócio, a analise do SWOT do ambiente externo e interno, formulando metas, formando estratégia, formulação de programas, implementação, feedback e controle.

O processo de Marketing é a parte integrante deste processo. A seqüência de entrega de valor coloca o Marketing no inicio do processo de planejamento para enfatizar a fabricação e a venda. Este processo consiste em analisar oportunidades de Marketing, sendo que estas etapas do planejamento seleciona mercados alvos, delineando estratégias, planejando programas e organizando, implementando, controlando a análise das oportunidades de mercado é indispensável para a analise dos comportamentos dos clientes e também o seu mercado em geral desenvolvendo estratégias de Marketing, planejamento de programas, administração do esforço, planejamento de produto quanto a natureza e o conteúdo de um plano de Marketing.

O plano de Marketing, almeja atingir suas metas. Existem várias situações, tais como: as de Mercado de Produto, Competitiva, Situação da Distribuição e Macro ambiental que descreve tendências macroambientais, políticas, tecnológicas entre outras. Existem também as Analises das forças e fraquezas e as análises das questões relacionadas a analise das forças e fraquezas para melhor analise do plano a se colocar em prática.

O Planejamento de Marketing para o Século XXI tem se tornado um processo continuo, para reagir às condições de mercado que ocorrem mudanças em grande velocidade, de acordo com executivos de marketing, as principais deficiências dos planos de marketing são a falta de análises da concorrência insuficientes e o foco no curto prazo.


Autor: CIBELLE FRANCO


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