Furacões e Ciclones



O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.

Os furacões formam-se depois que os raios do Sol incidem durante vários dias sobre o oceano, provocando o aquecimento da massa de ar situada próximo de sua superfície líquida, quando a sua umidade se eleva.

No interior dos furacões, os ventos variam de 117 km/h a 300 km/h. Segundo a sua intensidade, o diâmetro do furacão pode atingir os 2.000 quilômetros e pode deslocar-se por vários milhares de quilômetros. Alguns se deslocam  à velocidade de 20 a 25km/h, apesar da velocidade excessiva dos ventos que o fazem girar.

Um fato curioso e notável é que no centro olho do furacão a tempestade é mais calma. Nesta zona, a pressão é muito baixa, podendo ocorrer ventos de somente 30 km/h.

Ciclone: é uma tempestade violenta que ocorre em que se formam em águas tropicais e quentes e a pode chegar a uma velocidade de120km/h , sistema de área de baixa pressão atmosférica em seu centro os ventos sopram para dentro desse centro com circulação fechada formando o famoso olho do ciclone, no hemisfério Norte, os ventos giram no sentido anti-horário; no Sul, no sentido horário.

Ciclone Extratropical
Sistema de área de baixa pressão atmosférica em seu centro. Também chamado de tempestade extratropical, pode chegar a 12km/h , ele é geralmente considerado um ciclone migratório encontrado nas médias e altas latitudes.

Ciclone Tropical
Sistema de área de baixa pressão atmosférica. Além de se desenvolver sobre as águas tropicais devido ás altas temperaturas e umidade, ele se movimenta de forma circular organizada. Dependendo dos ventos de sustentação da superfície, o fenômeno pode ser classificado como perturbação tropical, depressão tropical, tempestade tropical, furacão ou tufão. Na foto, o ciclone tropical Fay, de 2004, sobre a costa noroeste da Austrália.
CONDIÇÕES PRECURSORAS DO DESENVOLVIMENTO DE UM CICLONE TROPICAL
Temperaturas oceânicas de 27oC ou mais quentes;
Ar úmido e muito quente;
Pouco cisalhamento vertical nos primeiros 15 km.


Autor: daniéla moreira


Artigos Relacionados


O Silêncio Do Furacão

Corinthians Na Segundona

Vento?

Soneto

Você Já Parou Para Pensar Sobre O Aquecimento Global?

Aquecimento Global - Efeito Estufa

Veranico?